//CULTURA// Serra Negra na Roda debate racismo na região

 


O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado, no Brasil, em 20 de novembro, será o tema do Serra Negra na Roda desta quinta-feira, 18 de novembro, transmitido às 20 horas, pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva encomendada pelo Carrefour com o objetivo mapear a situação da população negra no Brasil, divulgada em abril deste ano, revela que 84% dos brasileiros percebem o racismo, mas apenas 4% se consideram racista.

O Dia da Consciência Negra provoca polêmica. Um dos argumentos contrários é de que a comemoração da data reforça o racismo e estimula o vitimismo, ou seja, a tendência se fazer de vítima.

Mas as pesquisas indicam que os negros são as principais vítimas de violência e que 77% das pessoas vítimas de homicídio no Brasil são negros. Além disso, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada de 2020, a população negra é maioria entre as pessoas pobres e extremamente pobres do país.

Para falar sobre esses e outros assuntos referentes ao racismo no Brasil, na região do Circuito das Águas Paulista e em Serra Negra, vão participar do programa o blogueiro Carlos Pinheiro, a técnica em turismo Luciana Ramos e o secretário de Combate ao Racismo do PT de Amparo, Fernando Ferro.

Pinheiro, além de blogueiro é poeta, influenciador digital e integrante do Coletivo Cidades pela Cultura.

Luciana é também professora, guia de turismo, agente de viagens e proprietária da Cristal de Shambala Tour.

Fernando, além da militância política, é representante da União de Negros pela Igualdade (Unegro) em Amparo e multiartista.



Comentários