//ANÁLISE// Inflação que assusta

                                                                                                                                                                                       


Fernando Pesciotta


O IPCA, índice oficial de inflação no Brasil, confirma uma trajetória meteórica de alta dos preços e assusta até os investidores do mercado financeiro.

A inflação faz a população sofrer, porém, a preocupação no mercado, claro, não é essa. O que apavora os agentes é que a inflação pressiona o Banco Central a dar ainda mais força à alta dos juros, o que eleva os custos da dívida pública, amplia os riscos de calote do governo e trava a economia.

Pressionado pelo preço da gasolina, energia e gás, o IPCA foi a 1,25% em outubro, ante 1,16% em setembro. É a maior variação para o mês desde 2002.

A inflação acumulada no ano é de 8,24%, e em 12 meses, de 10,67% – especialistas asseguram que para os mais pobres a inflação acumulada é de 20%.

A expectativa de analistas é de que no início de dezembro, quando o Comitê de Política Monetária do Banco Central voltar a se reunir, a taxa básica de juros tenha a maior alta dos últimos tempos, de até dois pontos porcentuais.

Não é à toa, portanto, que a economia é o principal motivo de insatisfação do brasileiro com o governo, conforme revela pesquisa Genial/Quaest.

De acordo com o levantamento, 73% acham que no último ano a economia piorou e 66% consideram que a diferença entre ricos e pobres aumentou.

Lula é apontado como melhor nome para reverter esse cenário. Na mesma pesquisa, ele aparece com 48% das intenções de voto, o que significaria vitória no primeiro turno.

A Genial é uma importante plataforma de investimentos, 100% digital, com forte crescimento nas últimas duas décadas. Tem sob sua gestão R$ 60 bilhões em ativos de 600 mil clientes. A Quaest é uma empresa de consultoria e pesquisa de Belo Horizonte que tem se consolidado em todo o País.

--------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


SEJA NOSSO PARCEIRO!

Comentários