//CULTURA// Cineclube dedica outubro à temática infanto-juvenil

"O Rap pelo Rap 1", do serrano Pedro Fávero, abre a série de filmes de temática infanto-juvenil


O Kanemo Cineclube e a Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari vão apresentar ao público em outubro uma programação dedicada à temática infanto-juvenil, com filmes clássicos e produções independentes. As sessões são gratuitas, aos sábados, 19 horas, na Casa da Cultura (Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro).

A série vai ser aberta neste sábado, 2 de outubro, com o documentário "O Rap pelo Rap 1", escrito, dirigido e editado pelo serrano Pedro Fávero. O longa-metragem de 75 minutos traz entrevistas com artistas do gênero, como Criolo, DJ Kl Jay (Racionais MC's), Karol Conká, Dexter, Oriente, Haikaiss e Rael, entre outros.

Produzido pela Fitaria Filmes de maneira 100% independente e colaborativa, teve seu lançamento no In Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical,  em 2014. Depois disso, passou por alguns festivais e mostras pelo Brasil, saiu em DVD, foi exibido nos canais SescTV e MusicBoxBrazil e lançado publicamente no YouTube em 2015.

Para fazer o filme, Pedro Fávero contou com 42 personagens - entre MCs, DJs e produtores - que apresentam um mapa detalhado do gênero no país. Eles falam  abertamente sobre os oito temas propostos pelo filme e procuram entender o hip hop no Brasil. O resultado é uma coleção de histórias de muita luta, de superação, das dificuldades de ser compreendido e o sentimento de pertencer a um grupo e muitos estereótipos.

O projeto, filmado entre 2012 e 2014, é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado por Pedro Fávero a partir do curso de Comunicação Social - Rádio e TV (Unesp).

Filme francês é um clássico no gênero


A Guerra dos Botões

No dia 9, será exibido "A Guerra dos Botões", produção de 1962, dirigida por Yves Robert, que bateu recorde de bilheteria na França e se tornou um dos filmes sobre a infância mais celebrados na história do cinema, com duas refilmagens de qualidade inferior ao original.

O filme se passa na França rural. É o retorno às aulas. Como todos os anos, os estudantes de Longeverne, liderados por Lebrac, declaram guerra aos de Velrans. Numa dessas batalhas, Lebrac tem uma ideia brilhante: arrancar todos os botões e confiscar os cintos dos prisioneiros, para que sejam castigados pelos próprios pais.

Embora tenha sido apreciado por exaltar valores universais, como a coragem e a lealdade, o filme pode também ser interpretado como uma fábula que alerta sobre os perigos da guerra, já que mostra que até as crianças se envolvem facilmente em disputas agressivas.


"A Sardinha Esmeralda" é um dos 12 curtas do Cinanima


Curtas de animação

Obras do Festival Internacional de Cinema de Animação, o Cinanima, serão exibidas na Casa da Cultura e Cidadania no dia 23. O Cinanima é um dos mais conhecidos e respeitados festivais internacionais de cinema de animação. Foi criado em 1976, sendo organizado pela Nascente Cooperativa de Acção Cultural, C.R.L., juntamente com a Câmara Municipal de Espinho, em Portugal.

Serão exibidos os curtas-metragens "N.ª Sª dos Altos Céus e S. Mamede", "Espinhotrope", "Vamos Andando", "A Praia de Espinho", "Eu gosto de", "Brandão Gomes e Companhia", "Castro de Ovil", "A lenda da Bicha de Sete Cabeças", "Arte dos Violinos", "A Sardinha Esmeralda", "Pirolito", e "A feira de Espinho".


"Os Esquecidos" marca estreia de Buñuel no México


Luis Buñuel

O primeiro filme da fase mexicana do espanhol Luis Buñuel, um dos mais importantes diretores da arte cinematográfica, "Os Esquecidos", de 1950, será exibido no dia 30 de outubro. 

Aclamado pela crítica, o filme acompanha um grupo de jovens, na Cidade do México, que passa os dias cometendo pequenos roubos. Um fugitivo de um reformatório, Jaibo, por ser mais velho e experiente, se torna o líder natural deles. Um dia, na companhia de Pedro, Jaibo se descontrola e espanca Julian até a morte, pois supostamente este o teria delatado. A partir daí, o conflito entre os dois se torna inevitável.






Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.