//FALA, CIDADÃO// Leitor reclama de preço de conserto de vazamento em calçada



O leitor Adelto Gonçalves enviou mensagem reclamando do preço do conserto de um vazamento na calçada de sua residência pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Indaiatuba. 

Representante da empresa telefonou para a redação do Viva! Serra Negra e informou que as tarifas do SAAE são similares às cobradas em outras cidades e fiscalizadas pelas agências reguladoras do setor. 

A seguir, a íntegra da reclamação do leitor:

Senhor editor:

Escrevo para reclamar dos preços abusivos que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Indaiatuba-SP, costuma cobrar dos usuários. Além da tarifa normal, o SAAE costuma cobrar taxas altíssimas para executar qualquer serviço à porta do usuário. 

No dia 20/7/2021, tive de recorrer a essa autarquia porque havia um vazamento no ralo do esgoto na calçada de minha residência. O SAAE prontamente compareceu ao local e eliminou o vazamento, mas cobrou R$ 104,00 pelo serviço, sob a alegação de que o funcionário teve de enfiar uma mola pelo encanamento que atravessou o limite entre a calçada e a residência. 

A explicação é que sempre que a mola entra por baixo na casa do usuário esse tipo de serviço é cobrado. Quero lembrar que morei 19 anos na Praia Grande-SP e lá a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) nunca cobrou por esse tipo de serviço nem pela troca de relógio. Neste último caso, inclusive, consertou um pedaço da calçada, sem nada cobrar. 

Tenho também um imóvel há 20 anos em Amparo-SP e lá o SAAE local nunca cobrou por esse tipo de serviço. Fiz uma pesquisa e descobri que também em Sorocaba, Pedreira e Rio das Pedras, entre outras, o SAAE não cobra por esse tipo de atendimento.

Adelto Gonçalves, jornalista profissional 



Comentários