//ARTE// Exposição de fotos e sessão de cinema reabrem Casa da Cultura e Cidadania

 

Uma das fotos da exposição "Khanimambo Moçambique",
aberta ao público aos sábados e domingos


A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari retoma suas atividades presenciais neste sábado, 7 de agosto, com duas atrações: a exposição de fotografias "Khanimambo Moçambique" ("Obrigado, Moçambique"), de Cintia Marília Santos Bertini, e a exibição do filme "O Pequeno Mundo de Don Camilo".

As fotos da mostra retratam parte da experiência de vida de Cíntia no país africano, onde morou quase seis anos, nas províncias de Maputo, Nampula e Zambézia.  

Khanimambo, explica Cintia, significa "obrigado" em xãngana, língua falada no sul do país. "Guardo essas fotos há muito tempo e hoje gostaria de manifestar minha gratidão a esse país que me acolheu carinhosamente e guardarei em meu coração, assim como os amigos que fiz por lá", diz ela.   

Cíntia viveu três anos em Maputo, capital de Moçambique, "lugar pulsante culturalmente e comercialmente", e onde estão embaixadas e empresas de todo o mundo.

"O colorido contraste entre os edifícios modernos, as ruas arborizadas e os bairro de lata, como a Mafalala, é o que há de mais hipnotizante em Maputo, vive-se mil vidas ali", recorda-se Cíntia. 

Depois de morar em Maputo, ela se mudou para Cuamba, que faz fronteira com Malawi, "uma pequena vila no meio do nada", diz. "Foi lá que pude viver mais a cultura local, a tradicionalidade, nas danças, nos pratos, na língua e grande parte das fotos da exposição foi tirada lá."

Em seguida, Cintia foi para Monapo, na província de Nampula, mais um vilarejo,  que levava a três cidades litorâneas movimentadas pelo turismo e pelos portos. "Ali conheci a Ilha de Moçambique, onde morei por alguns meses, bem próxima de Monapo. A Ilha é tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e é chamada de pérola do Índico." 

Cíntia afirma que foi bem recebida por todos os lugares por onde passou em Moçambique e teve a oportunidade de aprender um pouco com cada pessoa com quem cruzou. "Há um ditado por lá que diz que 'você sai de Moçambique, mas Moçambique não sai de você', e isso é bem verdade."

A exposição de fotos, diz, é "apenas um apanhado dessas andanças e amor, uma forma de dizer 'obrigado, Moçambique'". Segundo ela, "ali tudo era novo para mim, diferente, então quis aproveitar ao máximo o convívio, fazia caminhadas locais, e conversava com todos que encontrava".

Cíntia dedica a exposição "ao senhor Maúa", chefe de Cuamba, "que me levou a conhecer muito do lugar e das pessoas". 

A mostra ficará aberta aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas, até o dia 5 de setembro. A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari fica na Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro, Serra Negra.

Cinema gratuito

Também neste sábado será exibido na Casa da Cultura e Cidadania o filme "O Pequeno Mundo de Don Camilo", às 19 horas, com entrada franca, que marca a retomada das atividades do Cineclube Kanemo na cidade.

O longa-metragem (107 minutos) tem direção do francês Julien Duvivier e como protagonistas dois grandes nomes do cinema mundial, Fernandel e Gino Cervi. Foi lançado em 1952 e fez tanto sucesso em todo o mundo que teve quatro continuações com a dupla Fernandel e Cervi. 

Baseado em livro do jornalista Giovanni Guareschi, "O Pequeno Mundo de Don Camilo" se passa em um vilarejo da Itália logo depois da Segunda Guerra Mundial, onde as divergências e contradições políticas fazem com que a população viva às turras, em especial o padre reacionário Don Camilo (Fernandel) e o prefeito comunista Peppone (Cervi). 

O filme trata com humor questões sérias, como a desigualdade entre ricos e pobres, os direitos dos trabalhadores e até o amor proibido entre um casal de adversários ideológicos, que briga constantemente, mas anseia por um dia viver em paz, longe de tanta confusão. 

Os dois protagonistas, Don Camilo e Peppone, embora tenham profundas divergências sobre quase tudo, se respeitam como seres humanos íntegros e honestos. 

Para atender as exigências sanitárias, os interessados em assistir ao filme deverão reservar seu lugar pelo Messenger da Casa da Cultura e Cidadania (www.facebook.com/casadaculturadalmodallari). 



Comentários