//CIDADE// Preservação ambiental para atrair turistas será prioridade do Plano Diretor

 


O meio ambiente deve ser preservado para garantir a qualidade de vida dos munícipes, mas principalmente para que as paisagens naturais e a natureza de forma geral atraiam visitantes e contribuam para o desenvolvimento do município por meio do turismo, a principal atividade econômica de Serra Negra.

Essa foi a principal mensagem aos participantes da audiência pública, online e presencial, realizada na quinta-feira, 22 de julho, para apresentar à população serrana a síntese do diagnóstico técnico comunitário do projeto de Revisão do Plano Diretor e da elaboração da lei de parcelamento, zoneamento, uso e ocupação do solo do município.

O prefeito Elmir Chedid (DEM) resumiu a importância da preservação ambiental para a atração de turistas e o desenvolvimento econômico da cidade em seu discurso de abertura da audiência pública.

“Temos que construir, mas temos de manter o meio ambiente e a qualidade de vida, afinal Serra Negra depende disso. Se a gente perder o nosso turista, porque muitos deles vêm pela qualidade que temos na nossa cidade e pelo meio ambiente, nós estamos matando a galinha de ovos de ouro”, afirmou o prefeito.

Serra Negra não conta, no entanto, sequer com um Conselho Municipal de Meio Ambiente, um dos desafios apontados no diagnóstico realizado pela empresa de consultoria Geo Brasilis, contratada pela prefeitura para elaborar o projeto de revisão do Plano Diretor.

O diagnóstico feito com base nas informações e opiniões de integrantes dos diversos conselhos municipais da cidade apontou também como desafio a educação e a conscientização ambiental. Educar e conscientizar a população é essencial para desenvolver o potencial turístico do município na análise dos consultores da Geo Brasilis.

“São desafios para o desenvolvimento de Serra Negra e com certeza agregadores ao potencial turístico do município”, afirmou a especialista em planejamento urbano Lauanna Campagnolli, consultora da Geo Brasilis.

O município terá também que criar um Conselho de Mobilidade e Acessibilidade Urbana. Com a expectativa de envelhecimento da população serrana, os consultores preveem a necessidade de replanejamento urbano do município para melhor atender as necessidades dos munícipes dessa faixa etária.

Outro desafio apontado pelo diagnóstico é o alto fluxo de veículos e a dificuldade de estacionamento na região central. Os consultores avaliam que a solução para essa questão também depende da conscientização da população de adotar rotas alternativas para evitar as ruas centrais.

Entre os desafios apontados os consultores destacaram ainda a diversificação das atividades turísticas para além do comércio da região central, a mitigação dos impactos do crescimento urbano e desenvolvimento turístico sobre a infraestrutura, além da adequação do ordenamento territorial ao perfil de ocupação municipal.

Essa audiência para apresentar o diagnóstico é a terceira das sete etapas do trabalho de elaboração da revisão do Plano Diretor de Serra Negra. Numa agenda prévia, sujeita a alterações devido à pandemia, a apresentação das leis de revisão do Plano Diretor está prevista para outubro. Em setembro, deverá ser realizada outra audiência para a apresentação à população das propostas de reformulação do Plano Diretor. 


SEJA PARCEIRO DO VIVA

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários

  1. "O meio ambiente deve ser preservado para garantir a qualidade de vida dos munícipes, mas principalmente para que as paisagens naturais e a natureza de forma geral atraiam visitantes e contribuam para o desenvolvimento do município por meio do turismo, a principal atividade econômica de Serra Negra."

    Essas bonitas palavras fazem parte da principal conclusão da recente audiência pública realizada para discutir o futuro Plano Diretor do município.

    Bonitas palavras também foram ditas pelo prefeito: "“Temos que construir, mas temos de manter o meio ambiente e a qualidade de vida, afinal Serra Negra depende disso. Se a gente perder o nosso turista, porque muitos deles vêm pela qualidade que temos na nossa cidade e pelo meio ambiente, nós estamos matando a galinha de ovos de ouro”

    Magnífico: mas o que, de concreto, está e será feito para garantir isso, se há décadas o meio ambiente da cidade vendo sendo relegado ao quase completo descaso?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.