//CIDADE// O trabalho dessas artesãs: deixar Serra Negra mais bonita

        

Paineira tricentenária foi decorada pelo grupo especialmente para o Dia dos Namorados


Um grupo de artesãs serranas tem se dedicado a decorar espaços públicos da cidade para tornar mais bonitas e aconchegantes as áreas compartilhadas por turistas e moradores de Serra Negra.

O trabalho realizado pelas tricoteiras e crocheteiras neste mês de férias chama a atenção de quem passa pelo Teleférico Serra Negra. Duas cadeirinhas que se deslocam por meio de cabos aéreos da Praça Sesquicentenário até o morro do Cristo Redentor receberam capas e flores de crochê coloridas.

Essa é a segunda intervenção urbana no município do grupo Fios Libertos, criado em março deste ano com o objetivo de aliviar a tensão e também a tristeza das artesãs serranas provocada pela reclusão durante a pandemia e pela perda de parentes e amigos no momento em que mais serranos se contaminaram e vieram a óbito pelo covid-19.


Uma das cadeirinhas do teleférico com a decoração especial

As artesãs, que preferem se manter por enquanto no anonimato, relataram ao Viva! Serra Negra que o objetivo do grupo, além de aliviar a apreensão das integrantes, é levar uma mensagem de contentamento aos serranos e turistas por meio da arte de rua e da expressão popular.

A inspiração para a criação do grupo veio de um movimento de intervenção urbana internacional, o Yarnbombing, "bombardeio de fios". O movimento surgiu em 2006 no Texas com a artesã Magda Sayeg. Primeiro, ela decorou a maçaneta da porta de sua casa, o que chamou a atenção dos vizinhos e transeuntes. Depois, decidiu decorar o percurso de todos os dias para chegar ao local de trabalho.  

A arte e o colorido de seu artesanato nas ruas chamaram a atenção e provocaram a adesão das pessoas ao movimento de intervenção urbana.

Em 2009 o Yarnbombing tornou-se um movimento internacional, inspirador de arte e cultura, com o dia 11 de junho dedicado a essa expressão.

As artesãs em Serra Negra utilizam crochê, tricô, bordado, tear, patchwork, tapeçaria e macramê, entre outros, além da mistura de todos esses tipos de artesanatos em um único trabalho.

As intervenções urbanas podem ser feitas em monumentos e edificações em espaços públicos ou privados sempre com autorização dos responsáveis.

O objetivo do Fios Libertos é realizar parcerias com a prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), além da iniciativa privada.

A decoração das cadeirinhas foi realizada em parceria com a empresa administradora do Teleférico de Serra Negra. 

O grupo já fez também parceria com o Hotel Fazenda Big Valley para decorar a paineira tricentenária, localizada na área de propriedade do hotel, que se tornou em um dos atrativos turísticos de Serra Negra. A decoração da paineira foi feita em comemoração ao Dia dos Namorados, 12 de junho.

Com a reabertura dos pontos turísticos na atual fase do Plano São Paulo de flexibilização da economia, o grupo espera decorar diversos locais públicos da cidade.

A decoração para pelo menos três monumentos, um deles na entrada da cidade e o outro na região central, já  está quase finalizada. O grupo só aguarda um retorno da administração municipal. A ideia da parceria é que o município forneça o material, com as artesãs doando a mão de obra. O grupo planeja também contribuir com a decoração de Natal. 

Procurado pelo Viva! Serra Negra, o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Carlos Tavares, não respondeu ao pedido de entrevista até o fechamento da reportagem.


SEJA NOSSO PARCEIRO

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários