//ANÁLISE// Governo belicista

                                                                                                                                                                             


Fernando Pesciotta


A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência postou nas redes sociais a foto de um homem armado para comemorar o Dia do Agricultor.

Na mensagem, a Secom fala em redução das invasões de terra e lembra que Bolsonaro “estendeu a posse de arma do proprietário rural a toda a sua propriedade”.

Um dia após o mundo se aterrorizar com a foto de Bolsonaro com uma legítima nazista, o post da sua equipe de comunicação trouxe muitos significados. Mas a mensagem principal é o belicismo bolsonarista.

Não agradou ninguém. Nem os agricultores gostaram da piada sem graça. Ao contrário, o post causou revolta em praticamente todas as alas do agronegócio, mesmo as mais conservadoras, como noticiou o jornal Valor Econômico.

No Twitter, quase cem mil posts bombardearam a iniciativa da Secom.

A reação talvez inesperada foi de indignação, não só pela mensagem belicosa, provocativa e, mais uma vez, odiosa.

A maioria dos trabalhadores rurais é pacífica. Do total de alimentos in natura que chegam à mesa do brasileiro, 75% é de produção familiar. O grande produtor abastece a indústria e exporta.

Diante da repercussão de empresários do setor, o post acabou apagado, mas a mensagem já estava sedimentada.

O pior é que a Secom não precisou nem de competência para fazer tamanha estupidez. Captou a foto num banco de imagens chamado Dreamstime, que cobra R$ 45 a R$ 3 mil, dependendo do tamanho e da resolução da foto.

 
--------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


SEJA NOSSO PARCEIRO!

Comentários