//PANDEMIA// Números e interpretações




Marcelo de Souza

Aponta-se uma suposta diminuição dos casos confirmados das infecções no município. Enfatiza-se que no dia 21/6/2021 somente dois casos foram registrados. Os cincos pontos anteriores da curva mostram até 51 casos num único dia.

Casos por dia (fonte: Facebook da prefeitura)

O gráfico sugere que a média semanal de casos está diminuindo quando se observa apenas os dois últimos pontos da curva. Mas se olharmos um período mais longo, podemos observar uma média semanal entre 10 e 15 casos até meados de maio e crescimento da média semanal a partir de junho.

Média semanal (fonte: Facebook da prefeitura)

Ainda, se olharmos os casos confirmados desde o início dos registros (23/4/2020), parece que nunca houve na cidade diminuição efetiva de casos confirmados. Parece que a tendência de contaminação se mantém constante ultimamente.

Casos confirmados desde o início dos registros

Dando um “zoom” num período mais recente, novamente parece que os casos confirmados não mostram tendência de diminuição. Alguém consegue ver diminuição?


Casos confirmados registrados desde 15/5/2021

Se olharmos os casos diários, parece também que não se observa tendência de diminuição. 


Novamente ampliando o gráfico para um período mais recente, parece difícil observar tendência de diminuição. Notem que realmente no dia 21/6/2021 foram dois casos confirmados, mas no dia 22/6 foram 25 e no dia 23/6 foram 42. Temos uma diminuição de casos diários de fato? 


A boa notícia para nós que estamos vivos é que o número de internados realmente diminuiu e, portanto, mais leitos estão livres. Notem que no período que antecedeu o feriado de 3/6/2021, apesar do número de internados parecer apresentar crescimento, este fato parece que não foi considerado naquele momento para tomada de decisão. 

Números de internados desde 8/5/2021

A péssima notícia é que pelos dados disponibilizados, parece que a ocupação nos hospitais devido a covid-19 diminuiu não porque houve a abertura significativa de novos leitos, ou porque pacientes se recuperaram e deixaram os hospitais, ou pela diminuição da propagação do vírus e dos casos confirmados na cidade, mas sim pelos óbitos ocorridos recentemente. 

Óbitos em Serra Negra devido à covid-19

A prefeitura poderia colocar o site oficial no ar e passar a disponibilizar também dados referente à taxa de ocupação dos leitos nos hospitais, assim como faz a Prefeitura de Socorro, cidade vizinha, também turística, com população cerca de 40% superior à de Serra Negra.

Dados disponibilizados pela Prefeitura de Socorro (fonte: http://saude.socorro.sp.gov.br/)


SEJA NOSSO PARCEIRO!

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários