//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

   



Capital do Tênis

A família Kirmayr quer transformar Serra Negra em capital do tênis do país ou do Estado. A ideia foi apresentada ao prefeito Elmir Chedid pela empresária Cecília Yoshizawa Kirmayr, esposa do tenista Carlos Alberto Kirmayr. O projeto ainda está sendo concluído.


Mais quadras do que SP

Além do Centro de Treinamento Kirmayr, o maior da América Latina, Serra Negra, segundo Cecília, seria um dos municípios com maior número de quadras de tênis do Estado ou do país. Teria mais quadras de tênis per capita do que a capital paulista. A cidade, no entanto, não tem nenhuma quadra de tênis pública.


Para turistas

Uma das propostas do projeto é treinar, capacitar e formar jogadores de tênis na cidade para que os hotéis ofereçam quadras e pessoal para jogar com visitantes e turistas, atraindo para Serra Negra praticantes e simpatizantes do esporte.


Inclusão no esporte

O projeto também teria como objetivo oferecer aulas de tênis para as crianças de escolas públicas e de baixa renda. Se a prefeitura oferecer o transporte até o Centro de Treinamento Kirmayr, o tenista oferecerá aulas gratuitas às crianças.


Escadarias

Serra Negra quer entrar para o rol de cidades que têm nas escadarias um dos seus mais bonitos pontos turísticos. A ideia envolve duas delas: o Escadão Rielli, acesso da Rua dos Expedicionários à Rua Celeste Lugli, e a escadaria que liga a Avenida Coronel Estevão Franco Godoy à Avenida 23 de Setembro.


História e fé

O projeto para o Escadão Rielli teria como proposta contar a história da cidade em cada um dos lances, com decorações de mosaicos. O projeto para a outra escadaria prevê a decoração com motivos religiosos sem, no entanto, mencionar nenhuma religião especificamente. Os dois projetos estão em elaboração.


Consulta presencial

Há quase 15 dias, os atendimentos em plantões para pacientes de covid-19 e de outras patologias na área de clínica médica já são presenciais no Hospital Santa Rosa de Lima. O hospital contratou um clínico geral para plantões de seis horas diárias. Os plantões de especialidades continuam online. Essa é uma das medidas de uma série que a instituição vem adotando para melhorar a qualidade dos serviços, entre outras que deverão ser anunciadas nas próximas semanas.


Conisca

Vereadores serranos, entre os quais o presidente da Câmara Municipal, César Augusto Borboni (PSC), o Ney, estão contrariados com as respostas da presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas (Conisca) aos requerimentos solicitando informação sobre consultas, atendimentos e serviços prestados aos munícipes encaminhadas pela Casa ao consórcio.


Pede ao prefeito

Em uma das respostas enviadas à Câmara Municipal de Serra Negra, a presidência do Conisca solicita que os vereadores encaminhem os requerimentos ao prefeito Elmir Chedid. O argumento é que as informações devem ser solicitadas ao Conisca pelo Executivo, não pela Câmara Municipal.  Os vereadores ameaçam recorrer ao Ministério Público.


Onde está o dinheiro?

O presidente da Câmara quer saber quanto e para onde foram destinados os recursos enviados pelo deputado Rafa Zimbaldi (PL) para Serra Negra. Vereadores da oposição, ligados a Zimbaldi, informam que a cidade teria recebido cerca de R$ 1,148 milhão do deputado. “Quero ver o documento, porque a informação que eu tenho é outra”, afirmou Ney.


Nazistas na cidade

O filme "A Trilha dos Ratos", de Marcelo Felipe Sampaio, que integra a 16ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, pode ser visto até às 23h59 desta segunda-feira, 28 de junho. Quem se interessar deve acessar o link https://cineop.com.br/filme/a-trilha-dos-ratos/. O documentário trata de uma suposta rota de fuga dos nazistas derrotados na Segunda Guerra Mundial para a América do Sul. E foca na presença de Josef Mengele, o médico que ficou conhecido como o "Anjo da Morte", e de Gunter Schouppe em Serra Negra, onde construíram casas na área rural e viveram alguns anos. O historiador serrano Pedro Burini, autor do livro "O Anjo da Morte em Serra Negra", escreveu o roteiro do filme em conjunto com Marcelo Felipe Sampaio. Além dele, vários moradores de Serra Negra são entrevistados no documentário.


População envelhecida

Segundo projeção da empresa Geo Brasilis, encarregada de preparar o novo Plano Diretor de Serra Negra, a população do município deverá aumentar apenas 8% nos próximos dez anos, chegando a cerca de 32 mil habitantes em 2031. De certa forma, isso não é bom para o desenvolvimento da cidade, pois mostra uma população envelhecida.


E os jovens?

Um dos desafios da cidade nos próximos anos, ressaltado nas discussões entre a Geo Brasilis e os representantes dos conselhos municipais sobre o novo Plano Diretor é incluir os jovens de Serra Negra no mercado de trabalho. Essa mesma preocupação foi levantada pelos participantes do último programa Serra Negra na Roda: segundo eles, não há trabalho para a juventude na cidade fora dos hotéis, bares e lojas.


Equidade

Os participantes das reuniões para a elaboração do novo Plano Diretor querem que o ordenamento territorial do futuro assegure equidade no desenvolvimento da cidade e acesso de todos aos serviços públicos. Serra Negra hoje olha muito para o Centro e pouco para a periferia, constataram. 


Mistério

São inúmeros os serranos que perguntaram, nas redes sociais e à redação do Viva!, sobre o por quê de a prefeitura chamar pessoas de grupos etários mais jovens para a vacinação contra a covid-19 quando ainda não terminou de imunizar os mais velhos. Quem não consegue pegar as senhas, que têm acabado rapidamente, fica sem saber quando poderá se vacinar. E fica se perguntando por que pessoas mais jovens são vacinadas antes dele. A redação do Viva! perguntou à assessoria de imprensa da prefeitura os motivos para esse tipo de procedimento, mas não obteve resposta.


Falso pretexto

O prefeito Elmir Chedid justificou as novas regras para o comércio e setor de serviços da cidade levando em conta, conforme o Decreto nº 5.239, "a redução dos números da contaminação por covid-19 na última semana, com queda na média semanal de novos casos, o que permite uma nova flexibilização". Ocorre que, conforme demonstraram dois colaboradores do Viva!, Marcelo de Souza e Lucas Menezes, a pandemia continua em níveis elevados na cidade. Confira aqui e aqui os artigos que contestam as alegações da prefeitura.


Fora Bolsonaro

Grupo suprapartidário de serranos está organizando manifestações para pedir o impeachment do presidente Bolsonaro, dias 3 e 24 de julho, datas em que haverá protestos em todo o país contra o governo. A ideia que está mais cotada é fazer carreatas pela cidade, abrangendo Centro e bairros. 


Corte de árvores

Recebemos de um leitor, que pediu para não ser identificado, a seguinte mensagem: "Em área no final da Rua Rubens Bianchi (bairro das Posses), atrás da chácara Flor da Serra, situada no número 60 dessa via, homem com serra elétrica está há mais de um ano derrubando eucaliptos de cerca de 30 anos de idade e outras árvores, devastando uma grande extensão de área verde. Eu e alguns moradores das proximidades já entramos em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Florestal e até Guarda Municipal, sem obter qualquer resultado. Gostaria de saber o que é possível fazer nesses casos, já que as "autoridades" dizem não ter competência para atuar no caso, no que se refere aos órgãos municipais, ou simplesmente afirmam que vão verificar e nada acontece, no que diz respeito à Polícia Florestal. Por diversas vezes tentei conversar com o indivíduo, que limitou-se a responder que tinha "autorização" (de quem?) para cortar as árvores e, na minha insistência, respondeu, agressivamente, que era "protegido pelo Bolsonaro". O indivíduo, além disso, "montou" uma marcenaria a céu aberto, onde, após a derrubada, corta os troncos em formato comercializável, atuando inclusive nos domingos e feriados."
A redação do Viva! levou a denúncia à assessoria de imprensa da prefeitura, que não retornou o contato.


Conserto demorado

O site oficial da prefeitura voltou a funcionar, depois de um mês fora do ar, para que se resolvessem problemas de segurança: nos últimos meses foi invadido duas vezes por hackers. Está de visual novo, mais limpo. Mas sem o "Diário Oficial" do município e o Portal da Transparência. Ou seja, sem serviços essenciais para a população. 





Seja nosso parceiro!

Comentários