//CULTURA// Cineclube retoma atividades com clássico "O Pequeno Mundo de Don Camilo"

Fernandel e Gino Cervi são Don Camilo e Peppone:
direita e esquerda disputam o poder numa pequena cidade do interior da Itália

 

O Kanemo Cineclube vai retomar suas atividades em Serra Negra no dia 19 de junho, sábado, com a exibição do filme "O Pequeno Mundo de Don Camilo", na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, à rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro, a partir das 19 horas.

O cineclube foi muito atuante na cidade no ano de 2019, quando levou aos serranos uma programação variada de filmes independentes e clássicos, nas noites de quarta-feira, no Palácio Primavera, na Praça Sesquicentenário.

No ano passado, com a pandemia, interrompeu suas atividades, que serão retomadas agora, em parceria com a Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.

As sessões são gratuitas e os lugares limitados, por causa dos protocolos sanitários municipais e estaduais. Quem quiser, pode reservar seu lugar enviando uma mensagem pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania (clique aqui).

O filme escolhido para a reestreia da programação, o clássico "O Pequeno Mundo de Don Camilo" (1952, direção de Julien Duvivier), fez tanto sucesso na época de seu lançamento que originou mais quatro sequências com os grandes atores Fernandel e Gino Cervi nos papéis do pároco e do prefeito comunista de uma pequena cidade no interior da Itália do pós-guerra. 

A série de filmes teve origem nas novelas do jornalista e escritor italiano Giovannino Guareschi, que com os seus personagens retratou, com leveza e humor, a divisão política da sociedade italiana depois da Segunda Guerra Mundial, entre os comunistas e os democratas-cristãos. 

Na cidadezinha do Vale do Pó onde viviam Don Camilo e Peppone, porém, as diferenças ideológicas entre esquerda e direita não resistiam à fraternidade e senso de Justiça dos habitantes: o pároco e o prefeito comunista têm diferenças irreconciliáveis que são superadas pelo respeito que têm entre si.


Seja nosso parceiro!

www.catarse.me/parceirodoviva


Comentários