/CIDADE// Movimento no feriado se equipara a bom fim de semana de inverno

Guarda Civil Municipal esteve nas ruas no feriado, de arma em punho


O feriado de Corpus Christi em Serra Negra foi melhor para o setor de serviços do que para o comércio, segundo empresários entrevistados pelo Viva! Serra Negra. O movimento não chegou a se equiparar ao registrado no mesmo feriado de anos anteriores, mas, para a maioria dos comerciantes entrevistados, foi equivalente a um bom fim de semana de inverno.

Bares e restaurantes atingiram, e alguns até ultrapassaram, o limite de ocupação permitido. A demanda por serviços de passeios também chegou a ficar em alguns casos acima da capacidade de atendimento das empresas. “Tenho seis horários diários e tive de dispensar 15 passeios”, relata Bruno Mantovani, do Serra 4x4. 

Bruno avalia que o movimento ficou dentro do previsto. O empresário destaca a satisfação dos turistas com as medidas de segurança e os protocolos adotados pelas empresas para evitar a disseminação da covid-19. “Todos os turistas com quem conversei elogiaram a organização da cidade e acharam que não havia aglomerações nem nas ruas”, relatou.

As empresas e entidades que exploram comercialmente o Alto da Serra, um dos principais pontos turísticos da cidade, contrataram três monitores para controlar o acesso ao local, que ficou limitado a 180 pessoas. “Essa quantidade de visitantes distribuída em todo Alto da Serra dá a impressão que o local está vazio, o que também agradou aos turistas”, afirmou.

Comércio

As vendas do comércio superaram a média das últimas semanas, mas ficaram abaixo das expectativas. Para o comerciante Marcos Vinícius de Castro Pandolfi, o movimento no comércio ficou um pouco abaixo do que esperava porque o setor ficou muito tempo fechado e parte dos turistas achava que, como municípios vizinhos, as lojas não abririam em Serra Negra.

Marcos também destacou a satisfação dos turistas com as medidas de segurança e os protocolos adotados pelos estabelecimentos comerciais para evitar a contaminação pela covid-19. “Os comerciantes respeitaram os protocolos, o limite de clientes em suas lojas, e a prefeitura fez a sua parte, o que mostrou que a cidade está preparada para receber os turistas”, salientou.

Hotéis

O ex-vereador Ricardo Fioravanti, empresário do comércio e da rede hoteleira, avalia que o movimento ficou aquém das expectativas. “A minha previsão e de outros empresários do setor hoteleiro com quem conversei, era de que demanda seria acima da oferta de vagas nos hotéis, o que não aconteceu”, afirmou.

Alguns hotéis não conseguiram ocupar os 30% dos leitos permitidos pelo decreto municipal. Na avaliação de Ricardo, o movimento no comércio também ficou abaixo das expectativas.

Ele avalia que o movimento na cidade, em especial em bares, restaurantes e nas praças centrais, se deve ao fluxo de visitantes da região que vem passar o dia em Serra Negra. “A cidade ficou cheia em especial pelo pessoal da região, que movimentam a praça. A hotelaria sofre um pouco mais com isso”, afirmou.

Supermercados

Essa é a avaliação também de donos de supermercados. O volume de vendas indica que o movimento ficou abaixo do registrado no mesmo feriado de anos anteriores e que os visitantes com casas de veraneio evitaram a cidade neste feriado.

Os empresários ainda não tinham feito levantamento no caixa para comparar com anos anteriores, mas a avaliação era de que as vendas se equiparavam a um bom final de semana de vendas de inverno.

Chácaras

Festas e churrascos em chácaras localizadas em áreas mais distantes do centro da cidade também foram evitados, segundo algumas lideranças de bairro ouvidas pelo Viva! Serra Negra.

“Na Ramalhada não houve aglomeração nem sequer muita gente andando nas ruas”, relata Onivaldo Aparecido Ramalho. “As pousadas cumpriram 30% de ocupação e a população respeitou o decreto para não fazer churrasco”, afirmou.

Segundo ele, a população deve estar mais conscientizada devido ao aumento da infecção por covid-19 no bairro. “Muita gente que trabalha na cidade está se contaminando”, observou.

Os moradores do loteamento Nova Serra Negra também evitaram aglomerações neste feriado, ao contrário dos anteriores em que a Vigilância Sanitária chegou a intervir, informa Hernandes Medinilha. Além de mais conscientizada, o morador avalia, a população teve de trabalhar neste feriado.

Embora considere que a administração municipal e os comerciantes tenham adotado medidas de segurança para evitar a disseminação do coronavírus, Mendinilha observa que seria possível adotar outras iniciativas importantes, entre as quais a exigência de testes dos turistas pelas pousadas e hotéis do município.

Aumento de casos

Apesar dos cuidados adotados e do movimento aquém das expectativas, profissionais da área da saúde que preferiram não se identificar temem aumento de casos de infecção nas próximas semanas como consequência de novas contaminações durante o feriado de Corpus Christi.

O número de internações nas enfermarias e leitos de Unidade de Terapia Intensiva disponíveis aos serranos vem registrado crescente aumento nas últimas semanas. No domingo, 6 de junho, havia atingido o maior nível desde o início da segunda onda com 20 internações, das quais 14 no hospital e 6 em UTIs. 


Ajude o Viva!

Clique no link:

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários