//SAÚDE// Campanha de coleta de sangue precisa de mais 50 doadores



A campanha de coleta de sangue do Hemocentro Unicamp em Serra Negra, que será realizada na próxima quarta-feira, 26 de maio, das 9 horas às 12 horas, já conta com 155 candidatos a doadores agendados. 

A meta é chegar a 200 candidatos nessa coleta que, pela primeira vez em 15 anos, será realizada no Serra Negra Esporte Clube (SNEC).Os candidatos a doadores podem fazer o agendamento pelo link  http://bit.ly/doesangue26demaio

As coletas que eram feitas até o ano passado no Centro Espírita Joana d'Arc foram transferidas em 2020 para o Centro de Convenções devido à pandemia. O local é mais adequado às medidas de segurança para evitar contaminação.

Desde o início do ano, no entanto, o Centro de Convenções tem sido utilizado para as campanhas de vacinação contra covid-19, e mais recentemente para a vacinação contra a gripe.

O SNEC colocou à disposição seu salão social, que também oferece as condições necessárias para a adoção das medidas de segurança, entre as quais o isolamento social.

“O SNEC se tornou um parceiro nessa campanha de doação de sangue para que a coleta não deixasse de ocorrer”, afirmou José Vicente, coordenador geral do clube. “Estamos cumprindo a missão social do clube como retribuição à sociedade nesses 70 anos de história”, acrescentou.

As expectativas de coleta de sangue nessa primeira campanha do ano são otimistas, segundo Rogério Magon, um dos coordenadores. A primeira campanha estava marcada para o mês de fevereiro e foi adiada devido ao recrudescimento da pandemia.

A última campanha de coleta de sangue realizada em Serra Negra pelo Hemocentro de Campinas ocorreu em novembro de 2020. “Já vão completar seis meses da última doação e imaginamos que a procura pelos doadores vai ser muito boa”, afirmou Magon. 

Magon relata que os organizadores já estão se surpreendendo de forma positiva com o número de agendamentos feitos por pessoas que nunca fizeram doações e também por jovens.

“Estamos tendo uma boa surpresa, muita gente nova, jovens e gente que nunca doou  está agendando horário para doações”, comemorou Magon. Para alcançar a meta de 200 candidatos, a estratégia é intensificar a divulgação da campanha.

“Temos ainda de fazer um esforço de divulgação para conseguir mais uns 50 candidatos até lá”, destacou. Magon faz um agradecimento especial ao SNEC.

“Conversamos com a diretoria do clube que de pronto colocou à disposição o salão social, o que é importantíssimo para termos um espaço adequado. Agradeço à diretoria do SNEC pela disponibilidade e temos certeza de que será boa coleta”, finalizou.

No local serão cumpridas as normas exigidas pelos órgãos oficiais relativas ao covid-19, como aferição de temperatura, distanciamento, higienização e principalmente uso obrigatório de máscara. Para fazer a doação é necessário agendar um horário. 

Comentários