//PANDEMIA// Mortes por covid-19 aumentam em maio em Serra Negra



O covid-19 tem matado mais em Serra Negra neste mês de maio. A média diária de mortes provocadas pela doença é de 0,75 até o dia 9, domingo. Em março, a média foi de 0,48, e em abril, de 0,33 mortes por dia. 

A taxa de letalidade, por consequência, também aumentou: era de 2,5% em março, subiu para 2,7% em abril e agora está em 2,9%, pouco acima da média nacional, que é de 2,8%.

A média diária de novos casos, porém, diminuiu em maio: até o dia 9 era de 8,9. Março foi o mês em que a doença mais se propagou na cidade, com uma média diária de 13,9 casos. Em abril, a média caiu para 8,9 casos por dia.

Pessoas com idade entre 31 e 40 anos formam o grupo mais atingido pela doença em Serra Negra, com 21% do total de casos.

Em maio, apenas nos dias 2, 6 e 9 o boletim da prefeitura não informou a ocorrência de mortes.

O recorde de internações domiciliares de pacientes com covid-19 foi no dia 27 de abril: 102 pacientes se encontravam isolados em suas residências.

Em maio, a média de pacientes isolados é de 74,7. O pico foi de 96 pacientes no dia 2.

Já a média de pacientes internados em leitos de enfermaria e UTI é de 13,4 em maio.

Segundo a prefeitura, 93,4% dos pacientes de covid-19 se recuperaram da doença em Serra Negra.

Cai média nacional

O número de mortes diárias por covid-19 no Brasil recuou 28,3% em um mês, de acordo com a média móvel de sete dias, divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados mostram que ontem (9) a média diária estava em 2.100 óbitos, abaixo dos 2.930 de 9 de abril.

Em 14 dias, a média móvel de mortes caiu 15,8%, já que, em 25 de abril, o número de óbitos diários estava em 2.495.

O ápice de mortes foi registrado em 12 de abril (3.124). Desde então, os registros têm apresentado uma trajetória de queda, com algumas altas pontuais.

A média de móvel de sete dias, divulgada pela Fiocruz, é calculada somando-se os registros do dia com os seis dias anteriores e dividindo o resultado da soma por sete. O número é diferente daquele divulgado pelo Ministério da Saúde, que mostra apenas as ocorrências de um dia específico.

Comentários

  1. A média diária de novos casos diminuiu em maio ou temos um número de novos casos assintomáticos sem serem testados andando por aí?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.