//PANDEMIA// Estado deve iniciar vacinação de pessoas de 45 a 54 anos em agosto



O governo do Estado pretende iniciar em agosto a vacinação contra o covid-19 das pessoas de 45 a 54 anos e vai começar a imunização dos trabalhadores de transporte aéreo nesta sexta-feira (28).

Os portuários serão vacinados a partir da terça-feira (1º). Para isso, o Estado de São Paulo dependerá da efetividade do envio de quantitativos de vacina pelo Ministério da Saúde.

“No período de 2 a 16 de agosto, serão vacinadas as pessoas entre 50 e 54 anos. E, a partir do dia 17 de agosto, começaremos a vacinação das pessoas entre 45 e 49 anos, um público total de 3,6 milhões de pessoas”, disse o governador João Doria (PSDB).

A vacinação de trabalhadores de transporte aéreo começa nesta sexta-feira (28), com a imunização nos aeroportos de Congonhas, Cumbica e Viracopos. 

Os portuários do Porto de Santos começarão a ser imunizados a partir da terça-feira (1º). Neste primeiro momento serão imunizadas 40 mil pessoas.

A Coordenadora Geral do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, ressaltou que a Secretaria de Estado da Saúde já solicitou ao Ministério da Saúde mais doses de vacinas para completar a imunização deste novo público-alvo.

Testes 

O governo paulista adquiriu 1 milhão de testes rápidos de antígenos que serão disponibilizados em junho aos municípios do Estado. A medida visa ampliar as políticas de testagem e o monitoramento dos casos de covid-19.

Os testes têm um grau de efetividade de 98% nos primeiros dias de sintomas e o resultado sai em até 15 minutos. A Secretaria de Estado da Saúde está investindo cerca de R$ 25 milhões para a aquisição dos insumos.

Dados preliminares, até o fim de abril, indicam que São Paulo realizou mais de 14 milhões de testes desde o início da pandemia, entre rápidos, RT-PCR e outros tipos.

Comentários