//CINEMA// Mesa redonda debate intercâmbio entre Brasil e África

O cineasta moçambicano João Ribeiro será um dos participantes da "live"


Como parte da Semana Amilar Alves, em homenagem ao dramaturgo campineiro, a diretora do Kanemo Cineclube, Cíntia Marília, vai mediar uma mesa redonda online sobre o intercâmbio audiovisual entre Brasil e África. O Kanemo manteve intensa atividade em Serra Negra em 2019, antes da pandemia. 

A "live", chamada “Ka Mimbangu e Campada Maria – Intercâmbio e Registros Audiovisuais Brasil – África", será transmitida no sábado, 29 de maio, às 13h30.

A mesa redonda terá como participantes Danilo Dias de Freitas e Mariana Rhormens, diretores dos longas documentais “Campada Maria” e “Ka Mimbangu”, além de dois convidados internacionais: João Ribeiro, membro fundador da Associação Moçambicana de Cineastas, presidente da Associação Amigos do Museu do Cinema e diretor dos longas premiados “O Último Vôo do Flamingo” e “AvóDezanove”, e Marcial Macome, ator e pesquisador. 

A ideia da live é que os participantes partilhem experiências e dificuldades comuns, criando um espaço de conexão e diálogo entre distintas perspectivas do fazer audiovisual no Brasil e na África.

Quem quiser assistir à transmissão deve se inscrever pelo link https://forms.gle/m5yoa7Q52bTn948g8 .

O homenageado Amilar Alves foi um jornalista, dramaturgo e diretor de cinema. Como jornalista, trabalhou em veículos como o Correio Popular, o Diário do Povo e o Correio de Campinas, sendo também um dos fundadores do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas. 

Dirigiu diferentes grupos de teatro e foi autor de uma série de peças, como as comédias "Qui, Quai, Quod" (1921), "Tagarelice do Papagaio" (1928), "Ciúmes e Arrufos" (1933), do drama "Degenerados" (1933), e do drama histórico "Fernão Dias" (1939), adaptado para o cinema por seu filho, Alfredo Roberto Alves, em 1956. 

Foi também diretor do Grupo Teatral Benedito Otávio. Com um grupo de quatro pessoas formou a produtora Phenix, que produziu o primeiro filme de ficção totalmente realizado em Campinas, João da Matta (1923), um drama sertanejo baseado em peça teatral de sua autoria e que utilizou no elenco artistas dos grupos dramáticos locais.

Comentários