//PANDEMIA// Vereadores perguntam sobre "tratamento precoce" para a prefeitura



Os vereadores querem saber se a Prefeitura de Serra Negra adota ou pretende adotar protocolos “alternativos” para tratamento precoce do covid-19. O requerimento de informações sobre o assunto, de autoria do vereador Roberto de Almeida (Republicanos), foi aprovado pela Câmara Municipal por unanimidade na sessão virtual realizada na segunda-feira, 26 de abril.

O requerimento foi elaborado e aprovado uma semana depois de a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) terem reforçado, em nota conjunta divulgada em 19 de abril, que não há evidências científicas sobre '"tratamento precoce" para covid-19, propagado pelo Ministério da Saúde e pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

As entidades reforçam na nota que "as principais sociedades médicas e organismos internacionais de saúde pública não recomendam o tratamento preventivo ou precoce com medicamentos, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)".

No requerimento enviado à Secretaria Municipal de Saúde e aos profissionais da área, o vereador argumenta que “muito se tem discutido a respeito do uso do tratamento precoce no combate à pandemia do novo coronavírus”.

Alegando o aumento da contaminação em decorrência da nova cepa de coronavírus, mesmo já tendo iniciado a vacinação, considerada pelos pesquisadores e profissionais da saúde único tratamento eficiente contra o covid-19 cientificamente comprovado, o vereador lembra que a mortalidade pela doença tem crescido, sem citar, no entanto, que esta semana o país deverá atingir 400 mil óbitos provocados pelo coronavírus.

O vereador argumenta no requerimento que “a adoção do tratamento precoce poderia ser um importante instrumento para o combate à pandemia no município”, sem citar a fonte científica da argumentação.

“Dessa forma requeiro que seja informado se será estudada a possibilidade da adoção no município de protocolos alternativos com foco no tratamento precoce como forma de enfrentamento da covid-19 e se for o caso explique de forma detalhada quais procedimentos e ações já foram ou serão adotados em nosso município com relação ao assunto apresentado neste requerimento”, conclui o vereador.

O requerimento foi aprovado por unanimidade sem nenhuma contestação de vereadores, nem mesmo dos que atuam na área da saúde.

O presidente da Câmara, César Augusto Borboni, o Ney, negou que o vereador esteja preconizando em seu requerimento o tratamento precoce e que estaria questionando se a prefeitura adota ou pretende adotá-lo. “O requerimento foi aprovado porque ele está perguntando e não indicando”, salientou.

O secretário municipal de saúde, Ricardo Minosso, que até a terça-feira, 27 de abril, ainda não tinha recebido o requerimento da Câmara Municipal, disse ao Viva! Serra Negra que que como não há recomendações para o uso de tratamento precoce dos governos federal e estadual, Serra Negra, até o momento, não adotou nenhum protocolo desse tipo. “Nem a própria classe médica é unânime sobre a eficácia ou não desse conceito”, afirmou.

Na nota divulgada na semana passada, a  Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) destacaram ainda que, mesmo com o início da vacinação, são necessárias as medidas preconizadas pelas autoridades de saúde para controle da pandemia, como uso de máscara, distanciamento social e higienização.

Comentários