//CULTURA// Café é tema de exposição inédita de arte postal na cidade

 

Vania Machado: a arte postal é democrática e não tem objetivo comercial

A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari reabre suas atividades para o público neste sábado, 1º de maio, inaugurando a exposição de arte postal "Café na Montanha", organizada pela restauradora Vania Machado.

A mostra reúne 100 obras de autores de vários países. Como explica Vania, a arte postal tem um sentido extremamente democrático e é praticada tanto por crianças como por professores universitários, que se expressam por meio de recursos dos correios - cartões, envelopes e selos.

"Ela nasceu nos anos 40, 50, do século passado, com o objetivo de troca de postais entre artistas amadores e profissionais, sem objetivo comercial, julgamentos ou hierarquia", explica Vania. "Nos anos 70 ela se expandiu, principalmente em países onde havia forte censura, como forma de comunicar questões sociais", completa.

Cartões postais se transformam em obras de arte

Hoje, a arte postal tem menos conteúdo político, mas, como diz Vania, além de ser uma forma de expressão democrática, é um importante instrumento de comunicação entre pessoas do mundo todo.

Vania montou a mesma exposição em Monte Verde, Minas Gerais, no Café Saint Thomaz. "Foi muito bem recebida lá, tanto por turistas como por moradores locais", diz. Ela resolveu repetir a mostra em Serra Negra pela importância que a cafeicultura tem para a cidade.

Os visitantes da mostra, que ficará aberta à visitação pública aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas, concorrerão ao sorteio de brindes oferecidos pelo Café da Montanha, uma das principais marcas de Serra Negra.

A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari está localizada à Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro, Serra Negra.

Feira de Livros

Paralelamente à exposição de arte postal "Café na Montanha", o Sebo das Artes montará uma feirinha de livros seminovos na Casa da Cultura e Cidadania. 

Comentários