- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
![]() |
Vania Machado: a arte postal é democrática e não tem objetivo comercial |
A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari reabre suas atividades para o público neste sábado, 1º de maio, inaugurando a exposição de arte postal "Café na Montanha", organizada pela restauradora Vania Machado.
A mostra reúne 100 obras de autores de vários países. Como explica Vania, a arte postal tem um sentido extremamente democrático e é praticada tanto por crianças como por professores universitários, que se expressam por meio de recursos dos correios - cartões, envelopes e selos.
"Ela nasceu nos anos 40, 50, do século passado, com o objetivo de troca de postais entre artistas amadores e profissionais, sem objetivo comercial, julgamentos ou hierarquia", explica Vania. "Nos anos 70 ela se expandiu, principalmente em países onde havia forte censura, como forma de comunicar questões sociais", completa.
![]() |
Cartões postais se transformam em obras de arte |
Hoje, a arte postal tem menos conteúdo político, mas, como diz Vania, além de ser uma forma de expressão democrática, é um importante instrumento de comunicação entre pessoas do mundo todo.
Vania montou a mesma exposição em Monte Verde, Minas Gerais, no Café Saint Thomaz. "Foi muito bem recebida lá, tanto por turistas como por moradores locais", diz. Ela resolveu repetir a mostra em Serra Negra pela importância que a cafeicultura tem para a cidade.
Os visitantes da mostra, que ficará aberta à visitação pública aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas, concorrerão ao sorteio de brindes oferecidos pelo Café da Montanha, uma das principais marcas de Serra Negra.
A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari está localizada à Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro, Serra Negra.
Feira de Livros
Paralelamente à exposição de arte postal "Café na Montanha", o Sebo das Artes montará uma feirinha de livros seminovos na Casa da Cultura e Cidadania.
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.