//POLÍTICA// Serra Negra na Roda debate os desafios da esquerda com Valter Pomar

Valter Pomar: nesta terça-feira, 20h30, bate-papo sobre a conjuntura política atual

O historiador Valter Pomar, integrante da direção nacional do Partido dos Trabalhadores e um dos mais destacados analistas de conjuntura do país, é  o convidado desta semana do programa Serra Negra na Roda, que será transmitido, excepcionalmente, nesta terça-feira, 2 de março, às 20h30, pela página da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari no Facebook (clique aqui).

Pomar é neto de Pedro Pomar, ex-deputado federal, dirigente histórico do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e um dos fundadores de sua dissidência, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e filho do jornalista e escritor Wladimir Pomar, um dos fundadores do PT. 

Seu avô teve uma vida dedicada à militância política e participou ativamente da luta contra a ditadura militar instaurada pelo golpe de 1964, tendo sido assassinado pelas forças da repressão no episódio que ficou conhecido como o "massacre da Lapa", em 1976.  

Graduado em história pela Universidade de São Paulo (USP), Pomar é mestre e doutor em história econômica também pela USP. Iniciou sua militância política no fim dos anos 1970, participando do movimento estudantil secundarista e integrando um organismo de base da esquerda do PCdoB.

É filiado ao PT desde os anos 1980. Foi dirigente municipal do PT na cidade de Campinas. Atuou no Instituto Cajamar, fez parte da equipe de redação do jornal Brasil Agora, integrou o diretório estadual do PT de São Paulo, e como secretário estadual de comunicação, foi o responsável pela revista Teoria e Debate e pelo boletim Linha Direta.

De 1997 até 2005 foi terceiro vice-presidente nacional do PT. Exerceu o cargo de  secretário de Cultura de Campinas de dezembro de 2001 a dezembro de 2004. Entre 2005 e 2009, Pomar esteve à frente da Secretaria de Relações Internacionais do PT e desde então ocupa o cargo de secretário-executivo do Foro de São Paulo. Leciona Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC.

No Serra Negra da Roda Valter Pomar vai debater a conjuntura política atual, os desafios da esquerda brasileira para enfrentar o governo Bolsonaro e as forças da direita, e a estratégia eleitoral que os progressistas deveriam adotar na eleição de 2022, entre outros assuntos.

O programa é produzido pela Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, mantida pelo Diretório Municipal do PT de Serra Negra, e apresentado pelos jornalistas Salete Silva e Carlos Motta.

Comentários