//POLÍTICA// Câmara pode reabrir trabalhos no segundo semestre já no Palácio Primavera

  


A Câmara Municipal de Serra Negra deverá ser transferida do Centro de Convenções para o Palácio Primavera até o início do segundo semestre deste ano. O vereador Cesar Augusto Borboni, o Ney, presidente da Câmara, pretende realizar a primeira sessão do mês de agosto, depois do recesso de julho, no novo plenário.

A informação foi dada pelo presidente da Câmara no programa Serra Negra na Roda, transmitido nesta quarta-feira, 10 de março, pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari (clique aqui).

Ney considera que a dificuldade de acesso da população à Câmara, em especial dos que não dispõem de automóvel para chegar até o Centro de Convenções, é a principal barreira a ser vencida para promover a aproximação entre os serranos e o Poder Legislativo.

A transferência da Casa para o Palácio Primavera é a mais importante de uma série de medidas que Ney planeja adotar para promover maior aproximação da população com o Poder Legislativo.  

“Esse é o bloco do muro que separa os cidadãos da Câmara mais difícil de quebrar, mas, se quebrar, quebra os demais”, afirmou. A transferência da Câmara Municipal do Centro de Convenções para a área central do município foi assunto da primeira conversa do vereador como presidente da Casa com o prefeito Elmir Chedid (DEM).

Além da transferência da Câmara, fazem parte dos planos de Ney para estimular a participação popular no Legislativo, a criação de um aplicativo, a melhor divulgação dos trabalhos dos vereadores nas redes sociais, com a criação de um portal, e a ativação da Tribuna Livre, entre outras iniciativas.

Trabalhar para que a população não só compreenda melhor a função do vereador como participe da fiscalização do Executivo, cobrando e fazendo sugestões ao Executivo, é uma das principais metas do vereador como presidente da Casa.

Ney explica que o vereador não tem poder para atender às reivindicações rotineiras da população, como asfaltar ruas, contratar médicos ou instalar uma lombada, mas pode cobrar essas medidas do Executivo.

O presidente da Câmara considera o vereador porta-voz da população e lembra que todas as ações do Executivo passam pela aprovação do Legislativo, que tem como função também realizar leis para desburocratizar e dar agilidade aos trabalhos do prefeito.

Ele citou como exemplo a aprovação na última sessão do projeto que permite Serra Negra aderir ao Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com a finalidade de adquirir vacinas contra o covid-19.

O projeto foi aprovado às pressas, com o intuito de incluir, segundo ele, a cidade entre as 100 primeiras a aderirem ao consórcio. Com isso, sua expectativa é que a pandemia esteja melhor controlada no município até meados de junho, possibilitando que a cidade tenha uma boa temporada de inverno a partir de julho e sofra menor impacto da crise econômica.

A seguir a íntegra de sua entrevista:



Comentários