//PANDEMIA// Parte de pacientes serranos desrespeita ordem para se isolar

O secretário de Saúde do município, Ricardo Minosso, fez uma dura crítica ao comportamento de parte dos pacientes de covid-19 que permanecem em isolamento domiciliar. Segundo ele, a equipe da Vigilância Epidemiológica, encarregada de acompanhar esses pacientes, tem constatado que vários não cumprem as determinações médicas para o isolamento domiciliar. 

"Muitas vezes a equipe liga e não encontra os pacientes, tampouco os familiares, que também deveriam estar em isolamento”, diz. Ele alerta ainda que a responsabilidade precisa ser coletiva, caso contrário não será possível frear o avanço da pandemia na cidade.

Ricardo informa que diariamente a equipe da Vigilância Epidemiológica contata centenas de pacientes que testaram positivo para o coronavírus. E que os profissionais têm encontrado muitas dificuldades no trabalho, dentre elas a falta de responsabilidade de parte dos pacientes.

“Quando os pacientes não fazem o isolamento prescrito estão espalhando o vírus para seus familiares, amigos ou colegas de trabalho, aumentando o número de casos positivos e automaticamente o número de pacientes internados”, esclarece o secretário.

Serra Negra alcançou neste domingo, 21 de março, a marca de 30 óbitos por covid-19. Foram quatro óbitos em três dias. O município possui um total de 1.465 casos confirmados. 

Na quinta-feira, 18, o Hospital Santa Rosa de Lima chegou a 100% de ocupação dos leitos de enfermaria para covid-19, com 11 pacientes. Atualmente 10 leitos de enfermaria estão ocupados. Além disso, há mais duas pessoas internadas em UTIs de outros municípios.

Comentários