//SAÚDE// Vereadora cobra plano de vacinação do município

Vereadora Anna Beatriz: “Há uma grande ansiedade
na população em saber quando seremos vacinados”


A Câmara Municipal de Serra Negra aprovou por unanimidade na primeira sessão de 2021, segunda-feira, 1º de fevereiro, um requerimento solicitando ao prefeito Elmir Chedid (DEM) e à Secretaria Municipal de Saúde informações sobre o plano de vacinação contra o covid-19 no município.

O requerimento é de autoria da vereadora Anna Beatriz Scachetti (PSD), com base no Artigo 37 da Constituição, que considera direito do cidadão solicitar informações de atos do Executivo de interesse dos cidadãos e da população.

A vereadora questiona se há um plano de vacinação e, se ele já foi definido, solicita uma cópia e explicações das ações que serão executadas, incluindo as fases de vacinação. O requerimento solicita detalhamento dos grupos prioritários e as respectivas datas previstas ou programadas de vacinação.

A vereadora questiona ainda o Executivo sobre a forma e os locais onde serão aplicadas as vacinas para os grupos prioritários, de risco, idosos e para as pessoas de forma geral que estão fora dos grupos prioritários. “Há uma grande ansiedade na população em saber quando seremos vacinados”, disse a vereadora.

Anna Beatriz reconhece que há alguma dificuldade por parte dos técnicos para prever as ações de vacinação. “Mas o intuito é colaborar com o Artigo 37 da Constituição, que prevê que as pessoas tenham acesso à informação por meio da publicidade dos atos do Executivo”, justificou.

Como poder independente, lembrou ainda a vereadora, o Legislativo tem autonomia para solicitar informações ao Executivo de interesse dos cidadãos.

Para o vereador Beraldo Cattini (PSC), da bancada que apoia o prefeito na Câmara Municipal, a vacinação na cidade já vem sendo realizada com eficiência.

“Acho muito bonito o requerimento de Vossa Excelência, mas vimos que a vacinação se iniciou assim que a vacina chegou ao município. No sábado e domingo, houve vacinação no asilo e no hospital. A Secretaria de Saúde faz um trabalho fantástico”, afirmou.

O Viva! Serra Negra vem solicitando à assessoria de imprensa da administração municipal informações sobre um eventual programa de vacinação no município, há cerca de duas semanas, quando se iniciou a vacinação no Estado de São Paulo, em especial no interior. Além disso, solicitou entrevista com o secretário municipal de Saúde, Ricardo Minosso, para detalhar a estratégia de vacinação em Serra Negra.

A assessoria de imprensa até esta segunda-feira, 1º de fevereiro, não respondeu a nenhuma das solicitações. 

As informações da administração municipal só têm sido divulgadas por meio de seus canais de informação oficiais, como o site da Prefeitura e a página no Facebook do prefeito Elmir Chedid. Em nenhuma delas, no entanto, foi apresentado um plano de vacinação com calendário e grupos de vacinação.

Comentários