//PANDEMIA// Estado começa a vacinar idosos entre 80 e 84 anos dia 1º de março



Os idosos residentes no Estado de São Paulo que têm entre 80 e 84 anos serão vacinados contra o covid-19 a partir do dia 1º de março. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, pelo governo paulista.

Esse público soma 563 mil pessoas nos 645 municípios de São Paulo. Para a vacinação desses idosos será utilizada parte das 8,7 milhões de novas doses da vacina CoronaVac, que serão produzidas com os insumos que chegaram ao Brasil nesta quarta-feira. A CoronaVac é uma vacina contra o novo coronavírus que está sendo produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan.

Já a vacinação dos idosos entre 85 e 89 anos foi antecipada e terá início nesta sexta-feira (12), reunindo 309 mil idosos em todo o Estado. Serra Negra recebeu 312 doses de vacinas para essa etapa.

A vacinação contra o coronavírus começou no dia 17 de janeiro na capital paulista, logo depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o imunizante.

Os primeiros a serem vacinados no Estado de São Paulo foram os profissionais de saúde, com prioridade para os que trabalham diretamente no atendimento de pacientes com covid-19, além de indígenas, quilombolas e pessoas com mais de 18 anos que vivem em instituições de longa permanência. Já os idosos com mais de 90 anos começaram a ser vacinados na semana passada. 

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, o ritmo de vacinação na capital tem sido quatro vezes superior ao de confirmação de novos casos de covid-19 no Estado. Desde 17 de janeiro, São Paulo já vacinou mais de 1 milhão de pessoas, enquanto o número de novos casos, nesse período, somou 260 mil.

Insumos

Uma segunda carga de insumos para a vacina CoronaVac chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos às 7h20 desta quarta-feira, com 5,6 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que vai permitir a produção de 8,7 milhões de doses da vacina. A carga foi transportada pela empresa aérea TAP e saiu da China na terça-feira (9), com escalas na Finlândia e em Portugal.

No dia 4 de fevereiro, o Instituto Butantan já havia recebido um carregamento com outros 5,4 mil litros de IFA para a produção de 8,6 milhões de doses. Essas doses de vacina vão começar a ser entregues ao Ministério da Saúde a partir do dia 23 de fevereiro. O Butantan também já solicitou nova remessa de 8 mil litros de IFA para a Sinovac.

Segundo o governo paulista, o Ministério da Saúde já recebeu 9,8 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan. O atual acordo entre o Butantan e o Ministério da Saúde prevê a entrega de 46 milhões de doses até o fim de abril, além de outras 54 milhões de doses. (Agência Brasil)

Comentários