//CIDADE// Câmara pode deixar o Centro de Convenções; Prefeitura quer ir para lá

Prefeito Elmir Chedid quer transferir secretarias para o Centro de Convenções


Os vereadores da Câmara Municipal de Serra Negra devem discutir, nas próximas semanas, a viabilidade de transferência da sede do Poder Legislativo, instalada no Centro de Convenções, para o Palácio Primavera, na Praça Sesquicentenário. A proposta foi apresentada pelo presidente da Câmara, Cesar Augusto Borboni (PSC), o Ney, na primeira sessão ordinária da casa, segunda-feira, 1º de fevereiro. A ideia foi recebida com ressalvas por vereadores, como o ex-presidente da Casa Wagner Del Buono (DEM), Waguinho.

O prefeito Elmir Chedid (DEM) não se pronunciou ainda sobre o assunto, mas em suas redes sociais informou que deverá transferir as secretarias municipais para o Centro de Convenções, que não só abrigaria o comando da prefeitura como seria destinado também à realização de eventos.

Durante a sessão da Câmara, Ney informou que encaminhou um ofício a Chedid solicitando informações sobre a viabilidade de concessão do Palácio Primavera para a instalação da Câmara Municipal.

“O Poder Legislativo vem se desgastando e nosso compromisso é resgatar o trabalho dos vereadores e estimular a população a participar das decisões da Câmara”, afirmou Ney.

Além disso, ele avalia que o Centro de Convenções é de difícil acesso para o serrano, o que tem servido de desestímulo à participação dos cidadãos nas sessões e discussões da Câmara. “O acesso ao Centro de Convenções é ruim para a população”, justificou.

Ex-secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da administração anterior, Ney lembrou que desde então já defendia a saída da Câmara Municipal do Centro de Convenções para a privatização ou concessão para empresas da área de eventos de negócios. 

Apesar de ser o maior complexo arquitetônico da América Latina, localizado numa área de 60.000 metros quadrados, o local não conta com a disponibilidade de 11 salas, que, segundo Ney, são exigidas pelo mercado para abrigar eventos com até 2 mil pessoas.

“É enorme, mas não acomoda um evento grande”, afirmou. A proposta de transferência do Centro de Convenções para o Palácio Primavera, no entanto, foi recebida com cautela por vereadores da situação e da oposição.

O ex-presidente da Câmara, Wagner Del Buono, o Waguinho, desde a legislatura passada acalentava outros planos para a transferência da Câmara Municipal. Seu projeto era obter a concessão de um dos terrenos da prefeitura no centro da cidade para a construção de um edifício próprio para a sede do Legislativo.

“A prefeitura tem um terreno localizado ao lado do Posto Abelha, e o prefeito pode pedir sua doação para o Legislativo. É um local de fácil acesso”, afirmou. Ele reconheceu, no entanto, que a ideia pode enfrentar resistência porque a construção do prédio só seria concluída na próxima legislatura.

O vereador da oposição Roberto de Almeida, embora tenha se posicionado favorável à transferência da Câmara Municipal para uma área mais central, lembrou que essa tentativa já foi cogitada, mas rejeitada pelo Ministério Público.

O prédio do Palácio Primavera não poderia ser ocupado pela Câmara Municipal porque foi construído com recursos provenientes do Departamento de apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) e portanto só pode servir para atividades ligadas ao turismo.

“O Palácio Primavera é bom lugar, mas tem um impedimento jurídico porque a verba veio do Dadetur e o Ministério Público barrou essa tentativa em 2013”, relatou o vereador. Além de avaliar que o Ministério Público já se pronunciou sobre o assunto, o vereador Renato Giacheto (DEM) perguntou para onde seria transferida a Diretoria de Cultura de Serra Negra, que funciona no prédio.

Sede administrativa  

O prefeito Elmir Chedid revelou em suas redes sociais, no entanto, que não pretende privatizar o Centro de Convenções, conforme orientou o trabalho de consultoria contratado pela gestão anterior para avaliar a terceirização do Grande Hotel Serra Negra e do Centro de Convenções. 

Sua intenção é transferir as secretarias municipais para o Centro de Convenções, que se tornaria sede da administração municipal e também espaço de eventos de negócios. O prefeito, no entanto, não se pronunciou nas redes sobre a transferência da Câmara Municipal para outro local.

“Achamos por bem não fazer a concessão da forma que foi orientada, o Centro de Convenções é muito grande, já pedimos diversos projetos para usá-lo para realizar eventos e simultaneamente movimentá-lo”, afirmou. A transferência do comando da prefeitura para o local, ele avalia, vai possibilitar a economia em aluguéis pagos pela prefeitura.

Se avaliar que o Centro de Convenções é inacessível à população, o prefeito cogita a ideia de criar uma linha de ônibus que chegue até o local. Durante a campanha eleitoral, o prefeito não falou em transferir as secretarias municipais para o Centro de Convenções. Na ocasião propôs apenas a sua utilização para eventos.

Comentários