//PANDEMIA// Vamos nos reunir no WhatsApp para falar sobre o covid-19?



Salete Silva

A pandemia avança no país em ritmo mais acelerado do que o da aprovação e início da campanha de vacinação no Brasil.

Na região do Circuito das Águas não é diferente. Serra Negra ultrapassou os 700 casos de infecção e, segundo informações do ex-vereador e ex-secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Danilo Guerreiro, postadas em suas redes sociais, não há mais vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis nos hospitais de Amparo.

Enquanto boa parte dos cidadãos de diversos países, em especial os desenvolvidos, começa a se imunizar, o Brasil patina em disputas políticas que só dificultam a aprovação de vacinas e o início da vacinação por aqui.

Em meio a essa briga política, o índice de brasileiros que não pretendem se vacinar contra a covid-19 chega a 22%, segundo pesquisa do Instituto Datafolha.

Além disso, parte da população ainda relativiza a pandemia e ignora protocolos básicos de segurança, como usar máscaras e evitar aglomerações.

A pandemia só será debelada quando mais de 70% da população estiver imunizada. Para isso, o país precisa de todas as vacinas disponíveis e com evidências de segurança e eficiência.

A Coronavac, que estaria mais próxima da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que seria utilizada pelo governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Saúde, como principal imunizadora, é apenas uma delas.

As fake news atrapalham não só a adesão da população à vacinação como as normas de segurança para conter a pandemia. Pensando nisso, como jornalista e formadora de opinião, decidi criar um grupo no WhatsApp chamado “Serranos vencendo a Covid19” para conversar com a população sobre a pandemia no mundo, no Brasil, em São Paulo e no município.

A ideia é abrir o grupo para a participação de todos os serranos: os que já estão esperando pela vacinação e também os que estão entre os 22% que não pretendem se vacinar. Todas as opiniões serão respeitadas e ouvidas.

Vamos falar sobre a covid19 baseados na ciência, nos resultados científicos divulgados até agora. Vamos conversar sobre como a pandemia vem sendo enfrentada na nossa cidade, sobre as dúvidas em relação aos testes, ao tratamento, assim como o atendimento no Alto das Palmeiras e os encaminhamentos para outras cidades.

Vamos encaminhar as dúvidas e as reivindicações às autoridades municipais competentes, vamos identificar os grupos de riscos e acompanhar atentamente a vacinação quando ela se iniciar na cidade. Vamos conversar sobre o retorno às aulas.

A ideia é criar um canal de comunicação entre a população, especialmente as pessoas mais vulneráveis, e as autoridades. Vamos desmistificar o processo de desenvolvimento das vacinas, vamos falar sobre o que nos amedronta.

Juntos poderemos encontrar o melhor caminho para a imunização, o enfrentamento da pandemia e para evitar mais óbitos de serranos. Os interessados em acessar o grupo devem clicar neste link: https://chat.whatsapp.com/I0k0BzxuMICCxywW9JZHAn  

Todos serão recebidos com respeito e consideração, independentemente de sua opinião sobre o assunto. 

Comentários