//PANDEMIA// Serra Negra receberá doses insuficientes de vacina



Apesar de a vacina contra o covid-19 já estar chegando, o prefeito Elmir Chedid (DEM) reconheceu que o processo de vacinação será mais difícil do que se imaginava e que as doses que serão enviadas inicialmente a Serra Negra podem ser insuficientes para atender toda a população. 

Chedid fez críticas ao governo federal, que ficou com parte das vacinas do Estado de São Paulo. Das mais de 9 milhões de vacinas previstas inicialmente, lembrou o prefeito, São Paulo terá disponível no máximo 1,3 milhão de doses. 

“O governo federal abocanhou e teremos 1,3 milhão de doses para começar a vacinar o Estado de São Paulo inteiro”, lamentou.

A vacinação em São Paulo e em Serra Negra vai começar pelas pessoas que trabalham na saúde: médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas e motoristas de ambulâncias. 

Depois, os funcionários registrados do hospital ou que têm contrato de trabalho com o hospital. A seguir, será o pessoal que trabalha em farmácias. As clínicas de estética não entram no grupo prioritário.

O prefeito calcula que há cerca de 800 profissionais nesse grupo da saúde. Segundo o prefeito, se vierem 1.600 doses de vacinas, por exemplo, Serra Negra não poderá começar a vacinar as pessoas com mais de 75 anos de idade, porque as remessas serão utilizadas na segunda dose do pessoal da saúde.

A dúvida do prefeito é se serão vacinadas 1.600 pessoas ou se serão vacinadas apenas 800, em duas doses. “Está muito difícil para o governo do Estado, que tinha feito uma previsão para 9 milhões de doses e agora só tem 1,3 milhão.”

A vacinação também será exclusiva para moradores da cidade. Para serem vacinadas, as pessoas com mais de 75 anos têm de estar cadastradas no SUS e morar em Serra Negra.  O prefeito lembrou que a cidade fica em uma região que faz divisa com Minas Gerais.

Em outras campanhas de vacinação, esses cidadãos têm sido vacinados em Serra Negra, mas não poderão ser vacinados nesta campanha do covid-19. “Só serão vacinados quem tem endereço em Serra Negra e cadastro no SUS na cidade.”

Comentários