//PANDEMIA// Idosos acima de 85 anos deverão ser vacinados em fevereiro



Idosos acima de 90 anos deverão começar a ser vacinados contra o covid-19 no dia 8 de fevereiro e os  acima de 85 anos no dia 15. Com a entrega do novo lote de 1,8 milhão de doses pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde e a chegada de mais 5.400 litros de insumo vindos da China, previstos para o dia 3 de fevereiro, o Estado de São Paulo começa a expandir o público-alvo a ser imunizado no programa de vacinação.

“Todos estão na escala de prioridade do Plano Estadual de Imunização. Gradualmente, vamos anunciando de forma organizada e planejada para viabilizar essa imunização. A nossa meta é acelerar o programa de vacinação incluindo todos os grupos no calendário, mas para vacinarmos mais rapidamente, não só em São Paulo como em todo Brasil, precisamos de mais vacinas”, disse o governador paulista, João Doria (PSDB).

Do total de 1,8 milhão de doses de vacinas, o Instituto Butantan  entregará ao Ministério da Saúde 1,390 milhão de  doses. Com isso, o quantitativo proporcional de 410 mil doses destinado ao Estado de São Paulo já será utilizado para expansão da campanha.

As novas grades permitirão que o público-alvo da fase 1 da campanha seja imunizado em sua totalidade, o que inclui trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, idosos residentes em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência a partir de 18 anos institucionalizados.

Além disso, permitirá que o Estado de São Paulo comece a vacinar os idosos acima de 85 anos de idade, que totaliza 514 mil pessoas. A prioridade leva em consideração a vulnerabilidade dessa faixa etária, uma vez que 37% das pessoas com 85 anos ou mais que tiveram covid-19 evoluíram para óbito no decorrer da pandemia.

De todas as vacinas disponíveis no país até o momento, 80% foram fornecidas pelo Instituto Butantan. O Estado de São Paulo já distribuiu 1,2 milhão de doses. À medida que o governo federal enviar novas doses ao Estado de São Paulo, novos grupos poderão ser incluídos no calendário vacinal.

O Estado de São Paulo já tinha 333.623 pessoas vacinadas contra o covid-19 até as 13h35 desta sexta-feira (29). Os dados são do Vacinômetro (clique aqui), ferramenta digital desenvolvida pela Secretaria de Comunicação do Estado que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados no Estado.

A ferramenta é alimentada diretamente com as informações do “Vacivida”, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra o covid-19. Para garantir ainda mais transparência ao processo de imunização, as pubicações dos perfis oficiais do governo do Estado de São Paulo também estão repercutindo, diariamente, o número de vacinados no estado com base nos dados atualizados do “Vacinômetro”.

Comentários