//PANDEMIA// Amparo vai alternar fases Vermelha e Laranja; Serra Negra seguirá Plano SP



Amparo vai retroagir à Fase Vermelha do Plano São Paulo de retomada econômica a partir de sexta-feira, 15 de janeiro. O município vai adotar um esquema escalonado. Entre os dias 15 e 17 (sexta a domingo) funcionam apenas os serviços essenciais; na segunda-feira, 18, o município obedece a Fase Laranja, na qual permanece até a quinta-feira, 21; nos dias 23 e 24 volta à Fase Vermelha, com o funcionamento apenas das áreas essenciais.

A decisão foi tomada pelo prefeito Carlos Alberto Martins (MDB) depois que o sistema de saúde do município colapsou.

A taxa de ocupação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa Ana Cintra atingiu 100% e 113% das vagas na enfermaria. No Hospital Beneficência Portuguesa, o nível de ocupação também chegou a 100% tanto na UTI quanto na enfermaria.

Serra Negra na Fase Amarela

Serra Negra se manterá na Fase Amarela do Plano SP pelo menos até a nova reclassificação. O prefeito Elmir Chedid (DEM), até o início da noite de ontem, decidiu continuar seguindo a determinação do governo do Estado e aguarda o anúncio da reclassificação do plano pelo governador João Doria (PSDB), nesta sexta-feira, 15.

A reclassificação estava prevista para 4 de fevereiro, mas foi antecipada devido ao aumento de casos de infecção, mortes e internações em diversas regiões do Estado, entre as quais o Circuito das Águas Paulista.

A situação no sistema de saúde, em especial no Hospital Santa Rosa de Lima, em Serra Negra, é gravíssima, segundo médicos ouvidos pelo Viva! Serra Negra, que chegaram a defender que o município entrasse em lockdown.

Dos 11 leitos disponíveis para pacientes com covid-19 no hospital, 9 estavam ocupados nesta quarta-feira, 13. “Muita gente vai morrer, a região está com zero vagas em UTI. Nem os particulares estão conseguindo leitos”, desabafou um médico.

O boletim da prefeitura informou que foram registrados mais 12 casos da doença provocada pelo novo coronavírus nesta quarta-feira, elevando o total, desde o início da pandemia, para 734 casos. 

Falhas no sistema de saúde

Pacientes e médicos apontam falhas no sistema de saúde local. No hospital, por exemplo, apontou um médico, não há restrição para visitas e acompanhantes. No atendimento na unidade do Alto das Palmeiras, o "Gripário", nem todos os pacientes são submetidos a testes ou recebem tratamento logo no início da doença.

A serrana Má Vecchio, cujo pai de 79 anos está internado no hospital com covid-19, disse que o caso dele evoluiu para uma situação mais grave devido à falta de tratamento da doença na fase inicial.

Com sintomas de gripe, febre e pressão alta, seu pai procurou atendimento no Alto das Palmeiras na sexta-feira passada, 8 de janeiro, mas não foi submetido ao teste nem recebeu tratamento para o covid-19.

No início desta semana, ele procurou o hospital com sintomas mais graves, como falta de ar, e foi internado. Segundo sua filha, o tratamento tem sido diferenciado. Má relatou que na ocasião em que o pai buscou o atendimento no Alto das Palmeiras outro idoso na mesma situação fez o teste rápido e imediatamente iniciou o tratamento para o covid-19.

“Meu estava com pressão alta, sintoma de gripe, febre e não fez o teste. Ele teve de pagar para fazer o teste. Se tivesse descoberto antes, estaria já fazendo o tratamento desde o início”, se queixou. Ela criticou o tratamento diferenciado que, na sua opinião, privilegia quem tem mais recursos financeiros.

Resistência às medidas

O prefeito Elmir Chedid (DEM) está ciente da gravidade da situação no município. Em reunião realizada com integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social, nesta quarta-feira,13, ele falou em especial sobre a pandemia.

Chedid citou a possibilidade de o Plano SP retroagir e pediu que os conselheiros ajudassem a conscientizar a população, divulgando a necessidade do uso de máscara, álcool gel, higienização das mãos e o distanciamento social.

O prefeito relatou que os guardas municipais têm enfrentado resistência de serranos que se recusam a usar máscaras. A contratação dos dois palhaços, segundo ele, é uma estratégia lúdica na tentativa de sensibilizar a população. Chedid informou que está aplicando multas nos estabelecimentos comerciais que não seguem os protocolos.

O prefeito relatou ainda sua intenção de aumentar o número de leitos no Alto das Palmeiras e no hospital. Em reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, o prefeito disse que solicitou leitos de UTI exclusivos para pacientes de covid-19 na região do Circuito das Águas Paulista.

O prefeito disse ainda que deverá dar prioridade ao atendimento às pessoas mais pobres e atingidas pela crise sanitária e econômica. 

Leitos para a região

Seu irmão, o deputado estadual Edmir Chedid (DEM), informou, em rede social, que "além dos 15 leitos para o Circuito das Águas, que deverão entrar em operação nos próximos dias, tivemos hoje a confirmação de mais 4 vagas de terapia intensiva na Santa Casa de Bragança (onde já tínhamos liberado outras 6) e com isso, passaremos a ter 50 leitos". 

Na postagem feita em sua página do Facebook, ele detalha esses leitos:

- 10 na Santa Casa de Bragança

- 10 no Hospital Universitário São Francisco

- 5 na Santa Casa de Socorro

- 10 no Hospital Novo Bragantino

- 15 no Circuito das Águas

E, por fim, explica que "todos os leitos são regionais, ou seja, atenderão pacientes de toda a região", informando ainda que "destes, somente os do Novo Bragantino e do Circuito das Águas ainda não estão em funcionamento - no primeiro caso, porque o hospital está recrutando médicos; no segundo, porque ainda falta a oficialização do convênio e a escolha do local que abrigará essas vagas". 

----------

Se você tem interesse em debater a pandemia em Serra Negra, se inscreva no grupo "Serranos Vencendo a Covid19", no WhatsApp, clicando neste link:  https://chat.whatsapp.com/I0k0BzxuMICCxywW9JZHAn 


Comentários