//SAÚDE// Serra Negra vive fase mais crítica da pandemia

Roberto de Almeida: “A eleição este ano foi uma coisa errada, ela ajudou a disseminar o vírus"


Serra Negra vive um dos momentos mais críticos da pandemia do covid-19 e a perspectiva é de que a situação pode se agravar nas próximas semanas, segundo não só indicam dados do boletim sobre a doença divulgados diariamente pela prefeitura como declarações feitas por autoridades e políticos nos últimos dias.

Além do prefeito eleito, Elmir Chedid (DEM), ter manifestado preocupação com a crise econômica e sanitária provocada pelo covid-19 em seu pronunciamento durante a cerimônia de diplomação, o vereador reeleito Roberto de Almeida (Republicanos) fez uma declaração admitindo que as eleições contribuíram para expandir a pandemia e que os reflexos disso ainda serão sentidos nas próximas semanas.

O número de casos confirmados este mês saltou de 389, no dia 1º de dezembro, para 509 no dia 17 de dezembro. Foram contabilizados 120 novos casos na primeira quinzena do mês. O boletim da prefeitura apontava 9 novos casos em apenas um dia em 17 de dezembro.

Outro dado que indica a gravidade da situação é o número de pacientes internados em leitos de UTI. No último boletim, das seis internações de casos confirmados, três eram de pacientes em UTI.

Entre os 184 casos em investigação, a maioria em isolamento domiciliar, um deles também estava em leito de UTI. O número de óbitos, que até as eleições era um dos dados positivos enfatizados pelos boletins e depoimentos das autoridades municipais, saltou de 2 para 4 no mês.

“A gente viu o que a covid está trazendo ao país, nós vamos ter um reflexo nos próximos dia. Esta semana teremos pessoas que participaram das eleições falecendo, candidatos a prefeitos, vereadores”, disse o vereador Roberto de Almeida, na última sessão da Câmara Municipal de 2020 e da atual legislatura.

Ele atribuiu o aumento da contaminação pelo coronavírus às eleições municipais. “A gente sabe que a eleição este ano, no meu ponto de vista, foi uma coisa errada. As eleições ajudaram a disseminar o vírus”, afirmou.

O vereador chegou a ficar em isolamento físico na semana passada devido à suspeita de ter sido contaminado pelo coronavírus. No pronunciamento na Câmara admitiu também que profissionais da área da saúde do município, como sua esposa, são contrários à flexibilização da economia.

"Pela minha esposa, a cidade ficaria fechada, até hoje. Estou saindo do isolamento e ela falou para mim o tempo todo que quem trabalha na área da saúde é contra qualquer abertura, principalmente quem trabalha na área respiratória”, acrescentou.

O vereador reconheceu, porém, as dificuldades econômicas provocadas pela pandemia, que deverão se estender ao longo de 2021. “Entendo os atuais problemas econômicos da cidade e os problemas que terá em 2021”, concluiu.

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.