//PANDEMIA// Comércio deve acatar decisão de Chedid e fechar lojas no fim de semana

Elmir Chedid: "Peço ajuda, vamos usar máscara, por favor,
manter o distanciamento, ter um pouco mais de paciência"


Os comerciantes de Serra Negra devem acatar a decisão do prefeito diplomado Elmir Chedid (DEM) de seguir o Plano SP de combate à pandemia e vão manter lojas, restaurantes, bares e lanchonetes fechados durante os dias 1º, 2 e 3 de janeiro de 2021.

A informação é do presidente da Associação Comércio Forte, Rafael Accorsi, que participou de uma reunião com o prefeito, acompanhado do presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Achiles Mantovani Neto, e de empresários do comércio e rede hoteleira da cidade.

A reunião, solicitada pelos comerciantes, foi realizada na terça-feira, 29 de dezembro, na casa do prefeito, e contou com a participação também de prováveis integrantes da equipe da próxima administração, como Rodrigo Demattê Angeli, futuro chefe de gabinete, e Ricardo Minosso, que deverá ocupar a pasta da Saúde, além do vereador eleito Cesar Augusto Borboni, o Ney (PSC), que deverá disputar a presidência da Câmara Municipal de Serra Negra.

Chedid relatou aos comerciantes uma reunião que teve no dia anterior com a promotoria da cidade, que expôs ao prefeito diplomado os riscos de sanções jurídicas e em especial financeiras para o município.

Caso desrespeitasse o Plano SP, que impõe o fechamento do comércio, Serra Negra, segundo a promotoria, seria prejudicada no acesso aos recursos públicos e convênios com o governo do Estado.

A promotoria salientou que as consequências para o município seriam as mesmas impostas a pelo menos 20 cidades do Estado, que devem responder judicialmente pelo descumprimento da determinação do governo.

Accorsi criticou a condução da pandemia pelo governador João Doria (PSDB).  “Discordo da decisão do Estado, que vai para a fase vermelha, enquanto faltam infraestrutura e investimento na saúde e conscientização da população”, afirmou.

O lockdown em dias alternados, na sua avaliação, é ineficaz e só atrapalha o comércio e os negócios. “Esse lockdown pela metade atrapalha tudo, três dias e depois volta, não sei se isso vai resolver”, avaliou.

Os comerciantes devem seguir a determinação para evitar também sanções a seus estabelecimentos, que podem ser punidos com multas pela Vigilância Sanitária.

O prefeito diplomado usou suas redes sociais na terça-feira à noite, 29 de dezembro, para informar aos serranos da decisão de seguir o Plano SP de combate à pandemia assim que tomar posse no dia 1º de janeiro.  

Chedid admitiu o aumento exponencial de infecção na cidade e também do registro de novos óbitos. "É um momento difícil para todos. Serra Negra teve um grande aumento de suspeitos e confirmados e os casos de óbitos aumentaram. Peço ao comércio, rede hoteleira, bares e restaurantes que respeitem o Plano SP para que possamos sair da crise”, afirmou.

O prefeito diplomado pediu a colaboração também da população. “Vamos seguir o Plano SP. Peço ajuda, vamos usar máscara, por favor, manter o distanciamento, ter um pouco mais de paciência. Todos estamos cansados, mas já aguentamos tanto, vamos aguentar mais um pouco, o que vale é a vida de todos”, salientou.

A opinião dos internautas ficou dividida nos comentários do vídeo compartilhado na página do Facebook de Chedid. 

“Não consigo entender a matemática. Na eleição podia aglomerar, não fechou nada e ninguém estava preocupado com a saúde. Agora fecha três dias no Natal e três no Ano Novo. E durante a semana, não se pega?”, questionou Adriana Godoy.

O comerciante Marcos Vinícius de Castro Pandolfi, integrante do Comtur, fez críticas ao governo Doria e defendeu o comércio da cidade, que estaria tomando todas as medidas de segurança. “Nós do comércio estamos mantendo todos os protocolos possíveis e imaginários e não será o fechamento de nossas empresas que vai diminuir esse vírus que nem a OMS (Organização Mundial de Saúde) sabe como cuidar”, afirmou.

O prefeito recebeu também mensagens de apoio, como o de Rosemery Brasil. “A saúde e a vida têm que ser preservadas e estarem em primeiro lugar sempre. Vamos salvar vidas, cada um fazendo a sua parte: álcool gel, máscara, distanciamento social e respeito às vidas e opiniões de cada um”, afirmou. 

Comentários