//NOTAS SERRANAS// Tudo o que você precisa saber sobre a sua cidade


Comércio Noturno

Desde sexta-feira, 4 de dezembro, parte do comércio de Serra Negra ampliou o horário de funcionamento. O retorno da cidade para a fase amarela alterou um pouco os planos de lojistas que pretendiam funcionar até às 21 horas. Seguindo o Plano SP, que limita o funcionamento do comércio a um período de 10 horas, uma parte das lojas vai funcionar das 10 horas às 20 horas e outra das 11 horas às 21 horas.



Adesão parcial 

A adesão à ampliação do horário de funcionamento do comércio não foi total. Aderiram à proposta, inicialmente, as lojas localizadas no quarteirão do Palace Hotel, na Rua Coronel Pedro Penteado. No próximo fim de semana, outros estabelecimentos comerciais também devem aderir, entre os quais as lojas situadas nas proximidades do Rádio Hotel. A expectativa é que mais comerciantes acabem aderindo à extensão do horário de funcionamento nas vésperas de Natal.


De pai para filho

Kalil Chedid, filho do prefeito eleito, Elmir Chedid (DEM), seria um dos nomes confirmados para compor o secretariado da próxima administração municipal. Segundo políticos da cidade ele seria o próximo secretário de Governo. Considerado braço direito do pai, Kalil participou ativamente de todas as ações da campanha de Chedid e invariavelmente estava presente nos vídeos e lives compartilhadas pela coligação. Kalil, que cursou engenharia de produção e administração de empresas e atua na iniciativa privada, refutou a informação. “Meu pai está escolhendo o secretariado, mas não existe a possibilidade de eu ocupar qualquer cargo na administração”, afirmou.


Kit Merenda 

O Kit de verduras e legumes da merenda escolar distribuídos aos alunos da rede de ensino municipal será entregue a cada 15 dias e com maior variedade de produtos. A novidade foi comemorada nas redes sociais por Bruna Miranda, uma das líderes do grupo que desde o início da pandemia vem exigindo da prefeitura a extensão do benefício a um maior número de mães, além da regularidade na distribuição dos kits. “Hoje vim agradecer a prefeitura de Serra Negra por ter melhorado os kits merenda”, disse Bruna. “Fico feliz que a administração veja que as crianças precisam de uma boa alimentação”, acrescentou. Ela agradeceu também aos vereadores Roberto Almeida (Republicanos) e Leandro Gianotti Pinheiro (PV) pelo apoio ao grupo.  



Produção local

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os produtos do kit de legumes e verduras são adquiridos de forma prioritária de produtores locais. Cada kit contém cenoura, batata, laranja, banana nanica, mandioca em pacote a vácuo, batata doce, maçã, cebola, vagem, alho, mamão, melão e repolho, comprados prioritariamente de produtores serranos.  Foram distribuídos 2.945 kits desde o começo da pandemia. 



Serviço essencial

O vereador Edson Marquezini (PSC) aproveitou o Dia do Evangélico, comemorado na segunda-feira, 29 de novembro, para pedir votos aos colegas vereadores para seu projeto que reconhece as atividades e os locais de cultos religiosos em Serra Negra como serviços essenciais. Se aprovado, os templos e igrejas não poderão mais fechar em casos de catástrofes ou crises sanitárias, como ocorreu nesta pandemia de covid-19. “A igreja realiza trabalhos essenciais, como a distribuição de cestas básicas, doação de medicamentos, refeições, além de que o pastor é muitas vezes o psicólogo das pessoas”, disse o vereador. Ele ressaltou ainda que as igrejas oferecem serviços não prestados pela prefeitura. “A igreja realiza um trabalho social recuperando casamentos, viciados, famílias, ajuda o desempregado a se recolocar no mercado e acolhe as pessoas desorientadas”, afirmou. 


Projeto paulistano

Marquezini citou o vereador Rinaldi Digilio (PSL), um dos fundadores da igreja Quadrangular Família Global, reeleito em São Paulo, que durante a pandemia conseguiu aprovar seu projeto que, ao reconhecer as igrejas como prestadores de serviços essenciais, garantiu a permanência das igrejas abertas. “O projeto foi aprovado por unanimidade em São Paulo e todos estão agora tranquilos”, afirmou o vereador. Ele disse que já conta com o apoio do presidente da Câmara, Wagner Del Buono (DEM) para colocar o projeto em votação.


Documentos ao léu

Dois episódios envolvendo documentos da administração municipal com informações pessoais e sigilosas viraram alvo de requerimento de informações à prefeitura, aprovados por unanimidade na última sessão da Câmara Municipal. Um deles se refere a fichas de controle epidemiológico de covid-19 encontradas numa estrada vicinal de São João Batista do Glória, município de Minas Gerais distante cerca de 310 quilômetros de Serra Negra. O outro caso se refere a cópias de documentos e pastas diversas de setores da Prefeitura de Serra Negra, aparentemente descartadas em uma ribanceira no Bairro da Serra.  A assessoria de imprensa informou que a prefeitura instaurou sindicância para apurar os fatos.


Um pouco de tudo 

Os vereadores da oposição Roberto de Almeida (Republicanos) e Leandro Gianotti Pinheiro (Verde) solicitaram em dois requerimentos informações da administração municipal sobre os casos. Entre os documentos que teriam sido descartados no Bairro da Serra estariam avaliações socioeconômicas, escalas de motoristas, ajuda pedagógica, ajuda de custo universitário a professores, ajuda de custo de transporte e cópias de documentos pessoais de munícipes, entre outros. As datas dos documentos variam de 2009 a 2018.


No capô do carro

No caso das fichas epidemiológicas encontradas na estrada vicinal de São João Batista do Glória, a assessoria de imprensa da prefeitura serrana, em nota enviada ao Viva! Serra Negra, informou que a médica responsável pelo monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de covid-19, para não interromper o monitoramento no feriado, teria levado os documentos para dar continuidade ao trabalho durante a visita ao sítio de seu pai. Na volta, deixou a pasta com os documentos, por engano, no capô do carro, quando colocava as malas no automóvel, e os papéis voaram. Os documentos foram encontrados pelos vizinhos e "nada foi perdido", segundo a nota.


Explicação confirmada

A médica ligou para a redação do Viva! Serra Negra com a intenção de confirmar a informação da assessoria de imprensa, argumentando que o episódio ganhou grande proporção nas redes sociais e ela temia ser responsável por colocar em dúvida o trabalho da Vigilância Sanitária de Serra Negra. A médica disse que não via o pai, que é do grupo de risco para o covid-19, desde o início da pandemia. Ela viajou até o sítio para revê-lo e levou as fichas de monitoramento para não interromper o trabalho. O Viva! Serra Negra se colocou à disposição, caso a médica quisesse dar uma entrevista para falar sobre o assunto.


Mato alto

O vereador reeleito Eduardo Barbosa (DEM), da bancada de apoio ao prefeito Sidney Ferraresso (DEM), cobrou da administração municipal a limpeza de terrenos particulares com acúmulo de lixo e mato alto. Mas a conta do serviço, sugeriu o vereador, deve ser enviada ao proprietário do terreno, anexada ao carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O vereador avalia que boa parte dos terrenos nessa situação de abandono em Serra Negra pertencem a cidadãos que não moram na cidade, mas que adquiriram o terreno e o abandonaram. “Tem muito terreno abandonado e muita gente reclamando”, disse. O vereador aproveitou os últimos dias da atual legislatura para cobrar também a instalação de lombadas, abrigo de ônibus e troca do local da feira de sábado, perto da Praça Sesquicentenário. Os produtores querem que a feira funcione próximo a uma árvore para aproveitar a sombra e próximo do banheiro da Rodoviária de Serra Negra.


Ironia

O vereador Leandro Pinheiro (PV), que vai deixar a cadeira e não volta na próxima legislatura, não perdeu a oportunidade de lembrar que mato alto, lombadas, abrigos de ônibus e até a mudança do local da feira foram temas de diversos requerimentos de vereadores, em especial da oposição nesta legislatura, mas sem sucesso. “Queria aproveitar para parabenizar pelos enfeites de Natal”, ironizou o vereador. “Socorro tem um Orçamento de R$ 115 milhões para 43 mil pessoas. Serra Negra, com R$ 110 milhões para 29 mil habitantes, não conseguiu fazer decoração de Natal, festivais, nada do que fez Socorro”, comparou.


Sem sentido

Os dois vereadores da oposição presentes na sessão da Câmara Municipal, Roberto de Almeida e Leandro Gianotti Pinheiro, cobraram dos vereadores da situação reeleitos coerência na votação de um projeto do Executivo que visa a mudança da Casa de Cultura de Serra Negra, do Recinto de Exposição de Serra Negra (Casco de Ouro), para o Palácio Primavera Deputado Ricardo Nagib. Pinheiro lembrou que o prefeito eleito Elmir Chedid afirmou em live durante a campanha eleitoral que pretende transferir o acervo cultural do Casco de Ouro para o Mercadão Cultural, que além de abrigar as obras de artes, será um mercado destinado aos produtores rurais, com o objetivo de transformar o local em algo semelhante ao Mercadão de São Paulo. Dessa forma, as peças de arte sairiam do Casco de Ouro, iriam para o Palácio Primavera e na próxima administração seriam novamente transferidas para o Mercado Cultural. Para os vereadores, a movimentação vai causar desperdício de recursos públicos, além de colocar em risco as peças, que podem se perder ou quebrar nas mudanças. Os vereadores da situação não foram convencidos e a Câmara aprovou o projeto por 4 votos a 2. 


Sondagens

A prefeitura procurou grupos empresariais ligados aos setores de hotelaria e eventos para ver se eles se interessam pelo imóvel do antigo Grande Hotel Serra Negra. Mas segundo resposta dada pelo Executivo a vereadores que pediram informações sobre o destino do imóvel, ninguém ainda demonstrou interesse em explorá-lo. Enquanto isso, o prédio permanece fechado, se deteriorando.


Esporte é saúde

O vereador Renato Giachetto (DEM) apresentou várias indicações à prefeitura, na última sessão da Câmara Municipal, que revelam seu gosto pelos esportes. Elas pediram que o Executivo promova na cidade torneios de futebol para veteranos, "como era antigamente", caminhadas para o público em geral, campeonatos de vôlei, de pipas, de bocha e malha, e de xadrez. 

 

Internet de graça

O mesmo Renato Giachetto fez outro pedido que atenderia um grande público na cidade: a instalação de rede de internet pública nas principais praças do município, "haja vista que existem inúmeras cidades próximas a Serra Negra que já contam com esse serviço", justificou. 


Fonte fechada

Já o presidente da Câmara Municipal, Wagner Del Buono, o Waguinho do Hospital, quer saber "por qual motivo ou circunstância" está fechada a Fonte Santana, localizada entre as Ruas Juca Cintra e Francisco Coviello, no Loteamento Sonho Verde. Pediu ainda à prefeitura que seja informado qual é a data prevista para a fonte ser reaberta à população. Um aviso no local diz que a fonte está fechada para manutenção preventiva - seja lá o que isso signifique. Moradores da região informam que a fonte tem ficado mais fechada que aberta nos últimos meses.


Mata do Froes

Os vereadores aprovaram por unanimidade projeto do Executivo que dá o nome de Parque Ecológico Luiz Rodrigues Froes à área conhecida por Mata do Froes, agora pública, situada na Rua Papa João Paulo II. Pela sua localização, o novo parque poderá se constituir num dos principais pontos de lazer da cidade, tanto para moradores como para visitantes.


IPTU com desconto

Projeto do Executivo que dá descontos ao IPTU de 2021 foi aprovado por unanimidade na última sessão do Legislativo serrano. Os descontos serão de 10% para o pagamento em parcela única e de 5% para os pagamentos em parcelas mensais. 

Comentários