//MEIO AMBIENTE// Bairro da Serra ganha árvores de grupo de serranos

As mudas de árvores foram plantadas na beira do lago do Bairro da Serra


Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontavam quase 90 mil focos de queimadas no país até o mês de outubro passado.

Na região de Campinas, o volume médio de chuvas ficou 65,9% abaixo do esperado para o mês de novembro, o menor índice registrado desde 2013, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, da Unicamp.

Os dados científicos soaram como alerta para serranos preocupados com o meio ambiente e a preservação das matas, águas e nascentes do município.

Com o objetivo de amenizar o impacto das queimadas e da seca, um grupo organizou um mutirão de replantio de mudas doadas pela população.

O evento, chamado de Dia do Reflorestamento, foi realizado sábado, 12 de dezembro, no lago do Bairro da Serra. O local não foi escolhido por acaso.

"Escolhi o lago porque é a referência aqui do nosso bairro e ele estava muito abandonado. Decidi dar uma alegrada nele”, diz o trabalhador autônomo Vitor de Lima Alves, um dos idealizadores da iniciativa.


O grupo de serranos que plantou as mudas no Bairro da Serra


Cerca de 15 pessoas voluntárias participaram do evento. Elas levaram e plantaram mudas de diversas espécies de árvores. A estimativa do empresário Tarcio Pimentel de Mello Filho, também organizador do evento, é que foram plantadas cerca de 80 mudas de diferentes tipos.

A inspiração veio de Monte Alegre do Sul, município vizinho que já realizou ações semelhantes para combater as queimadas e reduzir o impacto da seca em suas áreas verdes.

Lima explica que o Bairro da Serra faz divisa com Monte Alegre do Sul que, assim como Serra Nega, sofre os efeitos nocivos dos incêndios nas matas registrados nos últimos meses e da queda do nível de chuvas.

A reclamação de falta de água na cidade tem crescido. A população de áreas mais distantes do Centro e os moradores mais pobres são os mais prejudicados. No bairro da Ramalhada a população está arcando com uma taxa de R$ 140 para ter acesso ao serviço de abastecimento de água.

“Há muitas queimadas, poucas chuvas e tem muito serrano reclamando que está ficando sem água”, constata Lima. Ele aposta que as novas mudas plantadas vão proteger as nascentes.

O grupo planeja realizar pelo menos um ou dois eventos semelhantes por mês e em cinco anos arborizar toda a cidade de Serra Negra.O próximo evento será dia 9 de janeiro, no Casco de Ouro.

“Agradeço aos que tiraram um tempinho para participar e divulgar o evento e que essa iniciativa se estenda para todos os bairros do nosso município”, concluiu Lima.

Comentários