//COMÉRCIO// Lojas vão funcionar até as 21 horas nos fins de semana em dezembro



Salete Silva

Comerciantes de Serra Negra devem manter as lojas abertas até as 21 horas nos fins de semana de dezembro. 

A ideia inicial era que as lojas estendessem o horário nos dias 4 e 5 deste mês para fazer um teste piloto, no qual que técnicos da Fundação Instituto e Pesquisa (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP), calculariam o custo benefício da ampliação nas semanas que antecedem o Natal. 

Os comerciantes preferiram estender o horário nos fins de semana. Essa proposta foi mantida mesmo depois que o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), baixou um decreto retornando todos os municípios para a fase amarela do Plano São Paulo, que restringe o funcionamento da economia devido ao recrudescimento da pandemia de covid-19 nas últimas semanas.

Os comerciantes, no entanto, devem fazer uma nova reunião para saber qual é o impacto do retorno da cidade à fase amarela nas vendas e no fluxo de visitantes na cidade.

A medição dos custos fixos e variáveis por técnicos da Fipe nas lojas que funcionarem no horário estendido nos fins de semana de dezembro será realizada apenas nos estabelecimentos comerciais cujos proprietários autorizarem o acesso às informações de vendas da empresa. 

“Será medido entre todos aqueles que aceitarem informar os dados para avaliação”, enfatizou Izabel Arruda, consultora da Fipe.  Além disso, serão levantados dados sobre trabalhadores temporários contratados para esta e outras ações desenvolvidas por lojistas para impulsionar as vendas neste fim de ano. 

A principal preocupação dos comerciantes é contratar empregados temporários sem que haja aumento efetivo da demanda e das vendas, pressionando seus custos. 

Esse receio seria amenizado pela elevada ocupação da rede hoteleira, que, segundo Izabel, deve atingir 90% da capacidade dos hotéis e pousadas nas semanas que antecedem o Natal. 

“A rede hoteleira de Serra Negra, por meio de sua associação [Ashores], declarou que a lotação para o período entre Natal e Ano Novo está em praticamente 90%”, informou a consultora. A ideia é realizar um conjunto de iniciativas de promoções e divulgações para atrair não só os turistas hospedados em Serra Negra como também consumidores da região.

Para esclarecer as dúvidas dos comerciantes em relação à contratação de trabalhadores temporários, a Fipe, em parceria com o Sebrae, vai realizar nesta quinta-feira, 3 de dezembro, uma reunião online com o tema “Contratação Temporária e Jornada Flexível de Trabalho”.  Os interessados podem se inscrever no link https://forms.gle/PokyEK1RMAMYRqaz9.

Outra preocupação dos comerciantes é em relação aos riscos de segurança para as lojas que decidirem funcionar até as 21 horas. Izabel informou que esse assunto será tratado em reunião com representantes da administração municipal para solicitar maior vigilância nas ruas comerciais durante o horário estendido.

Além da Ashores, a iniciativa de manter o comércio funcionando além do horário normal conta com o apoio e a participação da Associação Comércio Forte e da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia). 

Izabel considera a extensão do horário comercial um passo importante para tornar mais dinâmica a economia de Serra Negra, além de fomentar, na sua avaliação, o turismo da cidade, que tem o comércio como um dos seus principais atrativos, na opinião dos visitantes.

“Buscar complementar o atendimento ao turista em horário estendido possibilita que os visitantes conheçam os atrativos naturais e o turismo rural da cidade durante o dia e possam desfrutar do comércio com mais tranquilidade no horário noturno”, concluiu a consultora.

Comentários