//NOTAS SERRANAS// Tudo o que você precisa saber sobre a sua cidade


Transição

O prefeito eleito Elmir Chedid (DEM) dedicou a semana a conversas sobre novos nomes dos titulares para as secretarias municipais. Elmir tem adotado uma postura reservada em relação ao assunto. Nem mesmo assessores próximos ao prefeito eleito estão tendo acesso às conversas de Chedid com potenciais indicados.


Sigilo

O prefeito eleito também optou por uma conduta reservada com relação à imprensa. Embora logo após a eleição tenha demonstrado disposição para entrevistas, Elmir recuou e solicitou à assessoria de imprensa para “segurar” todas as entrevistas solicitadas por jornalistas.
 

Turismo

O ex-secretário de Turismo e Desenvolvimento de Serra Negra Cesar Augusto Oliveira Borboni (DEM), o Ney, eleito vereador nas eleições de 15 de novembro, tirou a semana para descansar em Paraty (RJ). Embora muitos deem como certo seu retorno à Secretaria de Turismo na administração de Elmir Chedid, tudo indica que ele vai não só ocupar efetivamente sua cadeira na próxima legislatura da Câmara Municipal como disputará a presidência da Casa.


Disputa acirrada

Também devem estar nessa disputa pela cadeira da presidência da Câmara dois vereadores reeleitos: Wagner Del Buono (DEM), o Waguinho do Hospital, atual presidente, e Leo da Ambulância (DEM). Há quem aposte, no entanto, que Waguinho tem menos chances do que seu concorrente, porque já ocupa o cargo na atual legislatura.

 
Saúde

A pasta da Saúde é uma das mais visadas. A vereadora eleita Bárbara Regiani de Oliveira (DEM), ex-secretária da Saúde, disse que estaria à disposição para ajudar tecnicamente a secretaria, caso recebesse um convite do prefeito eleito para assumir o cargo.
 

Médico é o ideal

Para articuladores políticos da atual administração o nome ideal para ocupar a pasta da Saúde seria o de um médico. Nas "lives" semanais durante a campanha eleitoral, Chedid diversas vezes afirmou contar com a ajuda, depois de eleito, da ginecologista Daniela Biller que não só apoiou sua candidatura publicamente, como contribuiu com sugestões, entre as quais integrar os postos de saúde com o hospital e as unidades de referência hospitalar terceirizadas. A proposta tem como objetivo facilitar o encaminhamento dos pacientes e a realização de cirurgias no município.
 

Fora de cogitação

A indicação de Daniela Billar para a pasta da Saúde só esbarra numa questão: a médica teria de deixar o exercício da medicina para se dedicar integralmente ao cargo, o que estaria fora de seus planos profissionais. Sua prioridade seria um projeto para transformar o hospital municipal em referência regional.
 

Praça escura

O vereador Renato Giachetto (DEM), reeleito, pediu para a prefeitura melhorar a iluminação da Praça Sesquicentenário, principalmente entre a Praça de Alimentação e a Rodoviária. Segundo ele, serranos e turistas estão reclamando que o local está muito escuro, "gerando sensação de insegurança". 


Aplausos gerais

Edson Marquezini, que não conseguiu se reeleger para o cargo de vereador, pelo menos conseguiu aprovar, na última sessão da Câmara Municipal, votos de congratulações e aplausos para os candidatos vitoriosos às prefeituras da região, entre eles Jesus Chedid, chefe do grupo político que controla o poder político em Serra Negra e várias cidades vizinhas, e reeleito chefe do Executivo de Bragança paulista. "Parabéns pela conquista, desejando uma excelente e profícua administração", escreveu. 


Vai fechar?

O receio de um novo fechamento do comércio voltou a assombrar comerciantes e empresários de Serra Negra depois que o governador João Doria (PSDB) declarou, na sexta-feira 27 de novembro, que com uma alta na taxa de transmissão do coronavírus e nas internações no Estado de São Paulo, poderá retomar as restrições de medidas de isolamento social. Comerciantes temem que as medidas de restrição sejam inevitáveis e que possam ter impacto negativo sobre o fluxo de turistas e consumidores não só em dezembro, prejudicando as vendas de Natal, como também em janeiro, que tradicionalmente é fraco devido à baixa temporada.


Subnotificação

Serra Negra registrou mais dois casos de covid-19 e alcançou 381 casos confirmados, segundo boletim divulgado pela Prefeitura no sábado, 28 de novembro. Médicos avaliam que em Serra Negra, como no resto do país, há uma subnotificação importante dos casos de covid-19 por falta de testagem. Do dia 1º de novembro até o dia 28, sábado, os casos de covid-19 aumentaram 24% em Serra Negra. Desde o início da pandemia, dois pacientes morreram na cidade vítimas da doença provocada pelo novo coronavírus, um homem de 76 anos e uma mulher de 71 anos.


Tendência de alta

A conduta ideal, avaliam os médicos, é testar todas as pessoas que tiveram contato com o paciente que estiver com a doença. “Quando tem sintoma de covid 19 aguardam o tempo de sintoma para fazer a testagem. Mas isso é uma questão nacional”, ponderou um médico do município. A não testagem pode ser uma decisão de estratégia ou a falta de testes. A expectativa dos profissionais é de que os números de casos de infecção vão aumentar muito ainda, porque há também um desleixo grande por parte da população em relação às medidas de segurança, como o uso de máscaras.

 

Já é Natal

Enquanto cidades vizinhas, como Socorro, Monte Sião e Monte Alegre do Sul, exibem suas decorações de Natal, Serra Negra ainda está praticamente sem enfeites natalinos. Nas ruas do Centro, em especial na Rua Coronel Pedro Penteado, a decoração até agora é de iniciativa individual de lojas e hotéis que decidiram não esperar pelo setor público.


Loteamento à vista 1

A Câmara aprovou, por oito votos favoráveis e três contra, um projeto de lei que permite a extensão do perímetro urbano de Serra Negra, na área situada com frente para o lado esquerdo da Via Enzo Perondini, conhecido como Sítio Nossa Senhora da Aparecida. Para vereadores da oposição, contrários à lei, a nova regra tem como objetivo apenas  beneficiar a construção de mais um loteamento no município.


Loteamento à vista 2

Além de beneficiar o novo loteamento, os vereadores contrários à lei, argumentam que a expansão do perímetro urbano naquela área pode comprometer futuramente a vazão de água na cidade nos períodos de chuvas intensas e contribuir para a inundação e enchentes. “Estamos fazendo a ampliação do perímetro urbano devido à construção do loteamento”, afirmou o vereador Roberto de Almeida (Republicanos). Ele lembrou que o Plano Diretor de Serra Negra está vencido desde 2016 e que leis de expansão do perímetro urbano só deveriam ser aprovadas após a sua renovação. Além disso, segundo ele, faltaram estudos de impacto ambiental e uma audiência pública para discutir a decisão com a população. Os construtores do loteamento, ele destaca, chegaram a oferecer um serviço de consultoria para a Prefeitura, que não se pronunciou sobre o assunto.


Loteamento à vista 3

Os vereadores da situação Renato Giachetto (DEM) e Felipe Amadeu Pinto da Fonseca (DEM), o Felipe do Tó, defenderam o projeto de lei de expansão do perímetro urbano. Renato Giachetto negou que o projeto favoreça um novo loteamento. Felipe do Tó defendeu a expansão do perímetro urbano não só naquela como em outras áreas da cidade, como na rodovia que dá acesso a Amparo, na altura em que estão localizadas empresas como Agrocampo, Supermercado União e Marson. “Às vezes, precisamos fazer alguma manutenção e ficamos dependente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para isso”, afirmou. 


Cidade envelhecida

Com 26.387 habitantes, a tendência em Serra Negra é de crescimento da população idosa e de diminuição da população jovem. O índice de envelhecimento em 2019 no município foi de 126,14%, segundo a Fundação Seade. Esse porcentual se refere à proporção entre o número de pessoas com 60 anos e mais por 100 indivíduos de zero a 14 anos. As estimativas são de que em 2020, Serra Negra terá 5.880 pessoas com mais de 60 anos, o equivalente a 20% de sua população. 


Jovens e adultos

Apesar do rápido envelhecimento da população serrana, dados do Seade revelam que a maior parcela dos cidadãos serranos é formada por jovens e adultos de 15 a 49 anos. Estão nessa faixa etária 13.747 serranos, o equivalente a 52,1% do total. A segunda parcela da população é de adultos maduros, com idade de 50 a 64 anos. Estão nessa faixa etária 4.542 pessoas, equivalente a 17,20% do total. A cidade tem 3.183 idosos acima de 65 anos, 12% do total dos cidadãos serranos. As crianças de zero a nove anos somam 3.036, equivalente a 11,5% da população. A menor parcela é de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Nessa faixa etária, estão 1.879 serranos, 7,2% do total.


Como você vê o turismo?

O Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (CIET/SETUR SP) está realizado uma pesquisa online sobre a percepção do turismo pela população dos municípios turísticos. O objetivo é colher informações para a formulação de ações, programas e iniciativas na área de turismo pelo governo do Estado e as secretarias municipais. Para opinar, basta clicar aqui.


Piscina na pandemia

Em press release distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Serra Negra o secretário de Esportes da cidade, Danilo Mainente, convida moradores e visitantes "para usufruírem da piscina pública no Conjunto Aquático Sebastião de D’Andrea Colchetti". Diz o secretário: “Temos uma das maiores piscinas do Circuito das Águas, com 1.000 m³ e é uma excelente opção de lazer para esses dias de calor.” No mesmo release, Mainente afirma que quem for à piscina deve aproveitar para visitar a Academia Municipal Valdir Cazotto de Santi: “Esporte é saúde, é vida. Serra Negra também. Nós cuidamos de tudo para que vocês possam aproveitar o máximo”, diz. O vírus agradece. 

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.