//ELEIÇÃO// Falta de propostas inovadoras marca candidaturas serranas



A dez dias das eleições municipais, o eleitor serrano já estaria praticamente decidido em relação ao pleito majoritário. A escolha dos vereadores, no entanto, pode levar ainda alguns dias ou ainda ocorrer apenas na boca de urna.

Essa é uma das conclusões do debate promovido pelo Serra Negra na Roda desta quarta-feira, 4 de novembro. O programa é transmitido pela página no Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.

Além dos jornalistas do Viva! Serra Negra, o programa contou com a participação do jornalista e radialista Ibraim Gustavo Santos, e do professor de história Felipe Pereira, graduado e mestre pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-graduado em história política pelo Harvard Institute Advanced Study.

Para Ibraim Gustavo Santos parte dos eleitores já estavam decididos em quem votar antes mesmo do início da campanha. “O eleitor já está decidido em especial em relação às eleições majoritárias. Alguns eleitores decidem antes mesmo da campanha. O que ainda sobra são os vereadores”, afirmou.

Felipe Pereira avalia que a decisão antecipada é uma característica de cidades interioranas. “Infelizmente, há nessas cidades ainda currais eleitorais, onde certos candidatos já sabem com quem podem contar”, disse. Para ele, resta apenas uma minoria de eleitores indecisos.

Mais uma vez, na opinião dos participantes, não houve em Serra Negra uma candidatura com propostas e plano de governo diferenciado. “De fato a gente não tem uma diferença drástica no plano de governo. Alguns falam que vão mudar tudo. Mudar o quê?”, perguntou Ibraim.

Ele avalia que os candidatos a vereadores em geral não esclarecem como farão as melhorias prometidas. “Os candidatos a vereadores dizem que vão lutar pela saúde, pela educação, mas como, o que é lutar?”, indagou.

Para Felipe não há um projeto de governo que propõe uma Serra Negra inclusiva. “Esses candidatos da oposição querem pegar o que está aí e prometer um avanço. Não há de fato um avanço. Podemos pensar em melhorar, transformar ou numa ruptura geral. Não há uma ruptura com o status quo, o que há é uma promessa de melhoramento”, observou.

O debate realizado pelo Viva! Serra Negra, segundo Pereira, revelou que as propostas dos candidatos são as mesmas: geração de emprego, choque de gestão, transparência, o que deveria ser obrigatório, e criação de polos industriais. “Se todos repetem o mesmo discurso, começamos a perceber repetição grave, porque não há novidade”, concluiu.

A seguir, a íntegra do programa Serra Negra na Roda:


 

Comentários