//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade



Sem privilégio

O Bradesco nem deu bola para o pedido da Câmara Municipal no sentido de ajudar os servidores públicos municipais a acertar suas pendências neste período de pandemia. A resposta foi curta e grossa: os funcionários públicos correntistas que precisarem avaliar ou reavaliar assuntos sobre crédito, deverão comparecer à agência que centraliza sua conta corrente para buscar a solução para cada caso ou pelos demais canais de atendimento do banco. Como qualquer outro cliente.




Lixo nas ruas

Os vereadores serranos estão preocupados com a limpeza da cidade. Ou com a falta de lixeiras nas vias públicas. Na última sessão da Câmara Municipal, três indicações e um requerimento nesse sentido foram apresentados pelos vereadores Renato Giachetto, Eduardo Barbosa e Leandro Pinheiro. Giachetto pediu a colocação de lixeiras em todas as ruas centrais e esclarecimentos sobre o motivo pelo qual não estão sendo colocados sacos de lixo nas lixeiras de um trecho da Rua Coronel Pedro Penteado. Eduardo Barbosa quer que seja instalada uma lixeira na Rua Padre Vitor Coelho de Almeida, no São Luiz, e outra no ponto de táxi ao lado do Banco Itaú. Pinheirinho não está satisfeito com o tamanho da lixeira na esquina da Praça do Cruzeiro, cruzamento da Rua Professor Frederico Domingues e Travessa Renato Perondini, segundo ele pequena demais para o lixo que é colocado ali.




Ciclovia na cidade

Embora montanhosa, muitos serranos usam a bicicleta como meio de locomoção - a maioria sem o obrigatório capacete. Mas o trânsito de veículos na cidade é um perigo que eles enfrentam diariamente. Talvez pensando nisso foi que o vereador Renato Giachetto pediu estudos à prefeitura para a construção de uma ciclovia na cidade. Uma é pouco. Serra Negra poderia ter várias ciclovias ligando o centro a alguns bairros.


Lago cada vez mais seco

Renato Giachetto está perdendo a paciência com a prefeitura em relação ao Lago Seco, no Bairro das Posses: ele pediu, "em caráter de urgência",  que o prefeito Sidney Ferraresso determine ao setor o completo desassoreamento daquele lago. Ressaltou que fez a mesma solicitação em novembro de 2017 e até agora não foi atendido.


De olho nos baixinhos

O vereador Leo da Ambulância, candidato à reeleição, quer o voto dos baixinhos: pediu ao prefeito para que instale "uma escada ou uma espécie de platô ou outro dispositivo eficaz, que possibilite as crianças pequenas e as pessoas com baixa estatura a terem acesso e tomarem água na fonte situada na Praça Sesquicentenário, Centro, vez que aquela fonte está muito alta e inacessível para algumas pessoas e crianças". 


Obra demorada

Os vereadores oposicionistas Leandro Pinheiro e Roberto Almeida, querem que a prefeitura explique por que a reforma do Parque Fonte São Luiz ainda não foi concluída. Querem ainda saber o prazo para a conclusão dos trabalhos e também quanto o  Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turístico, o Dadetur, destinou para a revitalização do parque.




Masculino, feminino

A coligação encabeçada por Elmir Chedid para a disputa da Prefeitura de Serra Negra é a que tem o maior porcentual de homens: 65%. Um pouco abaixo, quase empatada, está a de Vitale, composta por 64,86% de pessoas do sexo masculino. A chapa de Marco Bueno tem 60,47% de homens. Entre os partidos isolados, o Patriota, que tem Eduardo Canhassi como candidato a prefeito, conta com 66,7% de homens. Inversamente, o PSOL, que tem chapa apenas para vereador, conta apenas com 33,3% de homens na disputa.



Liberou geral

O ingresso de Serra Negra na Fase Verde do Plano São Paulo de retomada da economia permite que o comércio – lojas, bares, salões, escritórios, academias etc - estenda seu horário de atendimento para 12 horas e amplie a capacidade de atendimento para 60%. A prefeitura, com a reclassificação, revogou decretos que regulamentavam algumas atividades. Agora, por exemplo, não existe mais o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus; igrejas e templos religiosos podem fazer seus cultos entre 7 e 21 horas, com duração limitada; feiras livres podem funcionar normalmente; e os motociclistas estão autorizados a estacionar no centro da cidade. O vírus agradece.


Pechincha

A concessão do restaurante na Represa Santa Lídia vai custar a Daniel Leonardo Groppi Silva, que venceu a licitação, R$ 1 mil mensais. O prazo da concessão é de 60 meses. Do imóvel se tem uma vista privilegiada da represa. No ano passado, pelo mesmo valor e prazo, a prefeitura entregou o Balneário Municipal, cuja reforma custou cerca de R$ 1 milhão aos cofres públicos, para uma esteticista local. O valor cobrado pela prefeitura é muito menor que o aluguel de uma sala no centro da cidade.




Cartão vermelho I

O Ministério Público de São Paulo pediu à Justiça Eleitoral de Serra Negra a impugnação de duas candidaturas às eleições municipais de 15 de novembro. Uma delas é a de Antônio Luigi Italo Franchi, o Bimbo, vice da chapa encabeçada por Elmir Chedid (DEM/PTB/PSC/PSDB). A outra é da candidatura à Câmara Municipal do vereador Edson Marquezini (PSC), da mesma coligação. O pedido de impugnação da candidatura do ex-prefeito foi feito com base no processo movido contra Bimbo pelo Ministério Público em 2009 pela publicação de uma revista de prestação de contas da administração. A publicação foi julgada irregular por conter patrocínio privado. A ação sobre este caso ainda está em tramitação. A defesa do caso está sendo elaborada e os coordenadores da campanha da coligação Elmir Chedid e Bimbo confiam no indeferimento do pedido de impugnação pela Justiça Eleitoral.


Cartão vermelho II

O pedido de impugnação da candidatura à reeleição do vereador Edson Marquezini tem como base um processo contra ele que acabou em condenação há sete anos por desacato a um policial militar.  O vereador também confia em uma decisão favorável da Justiça Eleitoral à sua candidatura. Segundo ele, a inelegibilidade nesses casos é para condenação à detenção superior a dois anos. “A minha condenação foi inferior a isso e, portanto, não vou ficar inelegível”, afirmou. Marquezini já providenciou a defesa e acredita no arquivamento do processo.




Momento torcida

Partidários das coligações “Serra Negra Quer Mais”, de Elmir Chedid e Bimbo, e “Tudo novo de verdade” de Marco Bueno e Leandro Gianotti, garantem os aplausos e elogios nas "lives" transmitidas por seus candidatos. Funcionários públicos, professores, secretários municipais, parentes, familiares e amigos dos candidatos da coligação da situação não economizam no número de comentários nem nos elogios. Alguns chegam fazer mais de 10 comentários e reações para garantir a audiência.  A claque da oposição utiliza a mesma tática. A quantidade de curtidas e reações de apoio a Marco Bueno e Leandro Pinheiro é inversamente proporcional ao número de eleitores que fazem comentários na live. O que importa é impressionar e animar a transmissão.


Caso pensado

Nem tudo é improvisado nessa torcida virtual. A chapa da situação, que conta com uma equipe de marketing para comandar a campanha, sabe tirar proveito da claque nas lives. Não à toa, a câmera de repente muda o foco e destaca Chedid, por exemplo, quando o elogio é para a médica ginecologista responsável pelo maior número de nascimentos na cidade. Chedid retribui o comentário elogioso feito pela ginecologista  a seu irmão gêmeo, o deputado Edmir Chedid, que teria sido o responsável por trazer recursos para a reforma da maternidade do Hospital Santa Rosa de Lima. “Agradecemos seu apoio, doutora Daniela, e tenha certeza que a senhora está no nosso contexto de trabalho, com suas ideias, com as suas opiniões e com o seu trabalho também”, afirmou o candidato provavelmente se referindo à colaboração da médica na elaboração das propostas de seu plano de governo para a área da saúde.


Fala que eu escuto

Júnior Vitale, candidato da coligação PSD, Solidariedade, Podemos e PDT prometeu na primeira live da campanha, realizada neste sábado, 10 de outubro, reservar um dia inteiro da semana para ouvir a população, caso seja eleito prefeito de Serra Negra.  “Assumo o compromisso de ouvir a população. O distanciamento entre o Poder Público e as pessoas não pode existir. Isso tem de mudar. Assumo esse compromisso de governar ouvindo as pessoas, fortalecendo os conselhos, fortalecendo as comunidades”, afirmou. A primeira live com candidatos a vereadores da coligação foi realizada no Campo do Sete, o bairro do candidato a vice, Roberto Suman.


Resultado negativo

Vitale testou negativo para o covid-19 e publicou o resultado em suas redes sociais. O combate à pandemia do novo coronavírus tem sido um dos principais temas da campanha de sua chapa. Filho do médico Mário Roberto Vitale, o candidato tem dito que o enfrentamento da pandemia é a estratégia para garantir a saúde da população e a retomada econômica. “Aqui o combate tem sido bem feito, importante que se diga, mas a testagem em massa poderia trazer uma velocidade maior para retomada. Procurei dar o exemplo e fiz meu teste! Graças a Deus deu negativo!”, comemorou.


Novo Hospital

A construção de um novo hospital no Recinto de Exposições Casco de Ouro é uma das principais propostas da chapa Eduardo Canhassi e Márcio Marchi (Patriota), na área da saúde. Canhassi explica em suas redes sociais que o local é ideal, porque além de fácil acesso tem boa área para estacionamento. A ideia é começar a construção logo no primeiro semestre, caso seja eleito. Além de contratar pedreiros, serventes, engenheiros e arquitetos locais, o candidato informa que pretende criar uma fábrica de blocos e uma serralheria para produzir parte dos materiais utilizados na construção do hospital. Os demais materiais seriam adquiridos no comércio local. “O projeto será construído em partes para em pouco tempo já termos instalações sendo entregues à população com um atendimento digno, tão esperado um hospital novo, sem dívidas e devidamente equipado”, afirmou.




Gente demais

Como controlar o movimento de visitantes no Alto da Serra será um dos temas debatidos pelos integrantes do Conselho Municipal de Turismo de Serra Negra, o Comtur, na reunião mensal marcada para a próxima quarta-feira, 14 de outubro às 19 horas, na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A cobrança de uma taxa de visitantes é uma das propostas cogitadas. Os conselheiros vão discutir também a concessão de parte do Parque Represa Adib João Dib (Santa Lídia) ao Clube do Triatlon Santa Lídia, entre outros assuntos.  

Comentários