//CIDADE// Prefeitura estuda entregar Represa Santa Lídia à iniciativa privada

Represa Santa Lídia deverá ser administrada por um clube de triatlo


O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Serra Negra estudam alternativas para administrar pontos turísticos da cidade por meio de parcerias com a iniciativa privada.

A prefeitura não revela ainda os detalhes sobre os critérios para a escolha das entidades e empresas beneficiadas nem os modelos de contrato adotados.

A parceria para a administração da Represa Santa Lídia deverá ser firmada com uma entidade esportiva. O Alto da Serra já foi cedido há quase três anos para o Clube de Voo de Serra Negra. 

A assessoria de imprensa da prefeitura, no entanto, não informa qual é exatamente o modelo de contrato estabelecido com o Clube de Voo. 

A Represa Santa Lídia está em fase de negociação. A assessoria de imprensa e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico informam que ainda não é possível divulgar o nome da associação que deverá ser beneficiada nem os critérios para a escolha e o modelo de contrato que será adotado.  

O Viva! Serra Negra apurou que o beneficiado seria o Clube do Triatlo Santa Lídia, que já vem utilizando a represa para realizar competições.

O Comtur e a Secretaria de Turismo já teriam aprovado uma concessão para ele.

“Mas ainda não foi regulamentado o protocolo”, informa a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Maria Beatriz Spignardi.

Segundo ela, foi aprovada uma concessão, mas ainda é preciso definir como será a administração realizada pela entidade. 

A secretária, no entanto, disse que ainda não podia confirmar o nome do beneficiado, o modelo de parceria nem os critérios (licitação ou não) adotados para a escolha do parceiro na administração da represa Santa Lídia.

Alto da Serra

O Comtur e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico estudam também alternativas para controlar o fluxo de visitantes no Alto da Serra, que se transformou nos últimos anos em um dos principais pontos turísticos da cidade.

Inicialmente, foi cogitada a ideia de cobrança de uma taxa por veículo ou visitante. A ideia, no entanto, foi descartada na última reunião do Comtur realizada na semana passada, informa Beatriz.

“Não será cobrada a entrada e ficou pré-definido que os todos que tenham interesse lucrativo terão de se associar ao Clube do Voo e pagar uma taxa”, esclareceu a secretária. A ideia é contratar duas pessoas para organizar a subida dos visitantes e o estacionamento de veículos no Alto da Serra.

A contratação de funcionários para controlar o fluxo de visitantes deverá ser de responsabilidade das empresas que utilizam comercialmente o local. Essa é a proposta apresentada pelo Clube do Voo do Alto da Serra, que utiliza o local para a prática de esportes aéreos há cerca de três anos.

“A princípio seria calculada a capacidade de veículos e 20% dessas vagas seriam reservadas para pilotos e operadores comerciais da montanha, que deverão afixar um passe em seu para-brisa, que será cedido em número limitado pelo Clube do Voo”, propõem os dirigentes da entidade.

O Clube do Voo providenciaria a sinalização para evitar a obstrução do trânsito e organizar o estacionamento. O clube propõe ainda que os visitantes sejam orientados a deixar os veículos na base da montanha e a subida seja feita por meio de transporte coletivo.

Na proposta apresentada, o Clube do Voo informa que o contrato pode ser feito pelo clube, que não dispõe, no entanto, de recursos para assumir os pagamentos das pessoas contratadas para fiscalizar o fluxo e demais despesas.  

A nota do Clube do Voo do Alto da Serra ressalta ainda que a entidade é contrária a qualquer cobrança dos visitantes para o acesso à montanha.

Desde março, com o início da pandemia de covid-19, o Alto da Serra permanece fechado para os visitantes. Apenas os praticantes de voo livre associados ao Clube de Voo Livre têm acesso ao local para a prática do esporte.

Durante esse período, estão sendo executadas obras de revitalização com recursos liberados em 2019 pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

Cerca de R$ 300 mil estão sendo utilizados para a instalação de sanitários e sala de apoio em contêineres, construção de dois mirantes, entre outras melhorias. As obras estão praticamente concluídas.

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.