//PANDEMIA// Prefeitura promete aumentar fiscalização no fim de semana



Praias e bares lotados, pessoas se aglomerando sem uso de máscaras e sem os cuidados necessários, no fim de semana que antecedeu o 7 de Setembro, acendeu o alarme para o risco do aumento de contaminação durante o feriado, quando a expectativa de comerciantes e da Secretaria de Turismo de Serra Negra é de aumento do fluxo de visitantes e de circulação de moradores nas ruas e espaços públicos da cidade. 

Diante dessa expectativa, a Secretaria Municipal de Saúde de Serra Negra informa que vai reforçar a fiscalização da vigilância sanitária para manter o controle da pandemia no município.

No início da semana, o governador João Doria (PSDB) criticou as aglomerações no litoral e interior paulista, registradas pela imprensa no fim de semana passada, e atribuiu a responsabilidade aos prefeitos das cidades em que foram registradas as aglomerações.

Fotos publicadas pelo Viva! Serra Negra, além de comentários de serranos nas redes sociais, revelaram pessoas aglomeradas sem a proteção necessária em espaços públicos do município no fim de semana passado.

 A secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina César Fernandes, informou, no entanto, que a prefeitura acompanha sistematicamente a evolução da pandemia no Brasil e no mundo e segue as diretrizes do Estado de São Paulo e as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo ela, os estabelecimentos comerciais do Circuito das Águas Paulista têm se mostrado de modo geral responsáveis em relação ao cumprimento dos protocolos.

Essa foi a conclusão, informou, de secretários municipais do Circuito das Águas Paulistas, além de representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS7) e da equipe da Vigilância Sanitária do Estado, que se reuniram para discutir o assunto, na quinta-feira, 3 de setembro.

Representantes da prefeitura e proprietários de bares e restaurantes se reuniram, na sexta-feira, 4 de setembro, para definir medidas de segurança e de fiscalização pela vigilância sanitária e a Guarda Civil Municipal durante o feriado.

A prefeitura informou que o governo do Estado enviará profissionais da vigilância sanitária estadual para reforçar a fiscalização dos protocolos de segurança na cidade, como o uso de máscaras e o limite de público nos estabelecimentos comerciais.

Os clientes sem máscaras serão multados em R$ 500 e o os comerciantes em R$ 5 mil por cliente que infringir a lei.

“Entendemos que após um período grande em que a população se submeteu a restrições sociais, com a flexibilização, é natural que as pessoas tenham uma tendência de relaxarem os cuidados”, disse a secretária.

“Em função disso, e para que os números se mantenham sob controle, nesse final de semana a fiscalização será reforçada”, acrescentou Teresa Cristina.

No período de uma semana, encerrado em 3 de setembro, Serra Negra registrou 7 novos casos de Covid-19, totalizando 155 pessoas infectadas e um óbito informado pela Secretaria de Saúde do município.

Em cartório, no entanto, constam mais duas outras mortes por covid-19, que foram descartadas, segundo a prefeitura, por exames realizados após a expedição do atestado de óbito.

Reportagem do Viva! Serra Negra revelou também que nem todos os pacientes tratados como covid-19 realizam o teste para detectar o coronavírus.

“Especificamente no município de Serra Negra, o número de novos casos nas duas últimas semanas está em 0,64%”, informou a secretária.

Teresa Cristina ressaltou ainda que a taxa de ocupação de leitos de UTI na região de Campinas vem diminuindo e se mantendo em níveis mais estáveis. Pelo estudo dos gráficos há uma tendência de queda.

A secretária informou que em 31 de agosto a taxa de ocupação referente aos últimos sete dias era de 58,3%, com uma ligeira diminuição no número de novas internações.

A secretária avalia que a pandemia deflagrou uma postura mais crítica da sociedade. Ela observa ainda que há pessoas mais responsáveis que tomam os cuidados preconizados e as que não fazem isso, “seja por acreditarem não ser mais necessário ou por inocência mesmo".

“Um exemplo simples: já testemunhei algumas pessoas tirarem a máscara para tossir. Há muitas formas de ver isso, podemos entender que é negligência ou podemos entender que é um ato até instintivo”, afirmou Teresa Cristina.

A secretária enfatizou a importância da responsabilidade dos cidadãos: “A pandemia não acabou. Estamos em processo de retomada e isso deve se dar da forma mais responsável possível”, afirmou.

Na contramão dos esforços para evitar o aumento de casos e óbitos por Covid-19, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na noite de quinta-feira esteve em um bar em Eldorado, no interior de São Paulo, onde ele e seus acompanhantes permaneceram por quase uma hora sem o uso de máscaras de proteção, contrariando o decreto estadual.  

Comentários