//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

  

Traição e ingratidão

O vereador Ricardo Fioravanti (PDT), o Toco, além de se sentir traído por ter sido excluído de negociações para integrar uma chapa majoritária para a disputa da eleição deste ano, se diz vítima de ingratidão. Na última sessão da Câmara, Toco acusou o vereador Leandro Gianotti Pinheiro (PV), o Pinheirinho, de tentar tirar três candidatas a vereadora de seu partido para prejudicar sua candidatura. “A pior coisa que tem é a ingratidão”, disse Toco. Com três candidatas menos, por causa da lei eleitoral o PDT perderia outros seis candidatos e Toco ficaria sem chances de ser reeleito. Segundo ele, Pinheirinho teria procurado três pré-candidatas do PDT para tentar evitar as candidaturas. Uma delas, segundo Toco, teria sido até chantageada.


Traíra, não

Para provar que não é traidor, Pinheirinho, candidato a vice-prefeito na coligação Republicanos/PV/Avante, além de negar ter procurado as pré-candidatas, tornou pública uma conversa em áudio com um dos correligionários do PDT. Segundo ele, o correligionário teria tomado a iniciativa de procurá-lo para manifestar seu apoio. “Já que o senhor [Toco] expôs a todo mundo, tentando colocar a minha pessoa, como uma pessoa traíra, o senhor vai saber desta aqui”, afirmou Pinheirinho, exibindo o áudio da conversa com o correligionário de Toco. “Se soubesse que você iria de vice, teria ido com você. Tinha filiado com você, não com o Toco, né meu querido”, diz o áudio. Toco rebateu: “Deselegante, da parte dele, colocar um áudio de um munícipe no microfone e tornar pública uma conversa.” 


Obra embargada

A Polícia Ambiental teria embargado uma obra em construção, localizada na Rua Adelina Humbert de Quency, na esquina da rodovia para Lindoia. A prefeitura não confirma a informação, mas, segundo o presidente da Câmara Municipal, Wagner Del Buono (DEM), o assunto estaria sendo resolvido pelo prefeito Sidney Ferraresso (DEM). O problema seria, segundo ele, o deslizamento de pedras no local. Alguns vereadores dizem temer riscos de enchente na cidade devido aos deslizamentos de terra. Há ainda quem diga que o desmatamento e a derrubada de árvores seriam a razão do embargo. O vereador Roberto de Almeida (Republicanos) questionou se há conflito de competência entre a Polícia Ambiental e a prefeitura. “Quem embargou a obra? A Polícia Ambiental embargou uma obra dentro do perímetro urbano da cidade. A prefeitura autorizou a obra?”, perguntou o vereador. Já o vereador Edson Marquezini defendeu a liberação imediata da obra que, na sua opinião, vai trazer empregos e renda para Serra Negra. 


 
Corrida para o Executivo

Pesquisas eleitorais sem validade científica circulam entre os correligionários das quatro chapas concorrente às eleições majoritárias. Uma delas mostra uma diferença apertada entre a chapa da situação Elmir Chedid/Bimbo (DEM,  PSC, PSDB e PTB), que teria 32% das intenções de voto, e a de Marco Bueno e Leandro Gianotti Pinheiro (Republicanos, PV e Avante), que viria logo atrás com 29%. Vitale e Roberto Suman (PSD, Solidariedade, Podemos e PDT) e Eduardo Canhassi estariam bem atrás. Mas entre os correligionários da situação, a análise é outra: a chapa que vai dar mais trabalho para a situação será a de Vitale e Roberto Suman, que deve ganhar impulso após o início da campanha eleitoral.


Bloco na rua

O grupo político que domina o Executivo serrano há mais de uma década já botou seu time em campo para tentar se manter no poder. Encomendou uma pesquisa de opinião na cidade. Quer saber o que a população pensa sobre mobilidade urbana, obras da atual administração, incentivo ao turismo e à criação de emprego, gestão da pandemia... Sinal de que acha que a disputa eleitoral será acirrada.


Três em um

Comentário de um atento observador de disputas eleitorais sobre o fato de o PSOL serrano ter lançado duas candidaturas coletivas para a Câmara Municipal: "Estranho. Eles poderiam ter muito mais chances de eleger alguém se optassem pelas candidaturas individuais, porque teriam mais candidatos na disputa." O mesmo observador lembrou que candidaturas coletivas são informais. Cada candidatura coletiva do PSOL serrano tem três nomes, mas só um deles concorre legalmente. 

 
Volta ao normal

A rede hoteleira da cidade estaria recebendo um número de turistas acima do permitido pelo Plano São Paulo de retomada da atividade econômica, do governo do Estado. Serra Negra se encontra na Fase Laranja do plano, que permite a ocupação de até 50% da capacidade dos hotéis. A observação é de um fornecedor na área alimentícia de pelo menos quatro hotéis da cidade. “As encomendas voltaram ao normal”, compara.



Represa Santa Lídia I

As obras de revitalização do Parque Represa Adib João Dib (Santa Lídia), que já estavam atrasadas, estão sendo executadas de forma muito lenta em virtude de problemas enfrentados com a empresa contratada. Não há mais prazo previsto para a conclusão das obras, que estava programada para o início de outubro. A empresa contratada já teria sido multada por não cumprir os prazos do contrato.
 

Represa Santa Lídia II

O projeto de revitalização do local recebeu R$ 245.845,75 do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). A obra prevê a construção de portal de entrada, instalação de alambrado de fechamento, criação de rampa de acesso, novo bolsão de estacionamento, quadra de beach tênis e áreas de convivência.


Represa Santa Lídia III

Enquanto tenta resolver o problema com a empresa contratada, a prefeitura estuda uma proposta de exploração do local apresentada pelo Clube do Triatlon Santa Lídia. A ideia é fazer uma concessão semelhante à do Alto da Serra, mantido e explorado pelo Clube de Voo. A tendência de entregar espaços públicos para a exploração e manutenção da iniciativa privada é uma ideia que agrada a empresários do setor de turismo.


Represa Santa Lídia IV

Com a reabertura das áreas públicas turísticas, a Santa Lídia tem sido utilizada em especial pela população jovem, que faz churrascos e ouve música em alto som no local. Há quem reclame do excesso dos frequentadores, que estariam até fazendo sexo naquela área. O Clube do Triatlon já divide o espaço com os frequentadores. Na semana passada, o clube realizou no local o primeiro treino de triátlon após a pandemia.


Mata do Fróes

A prefeitura quer submeter ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) a aprovação de um projeto para a criação do Parque Ecológico Mata do Fróes. Serra Negra teria R$ 4 milhões para receber em 2020 do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). O repasse, no entanto, foi suspenso por contingenciamento. O objetivo da prefeitura é aprovar esse projeto de intenção de construção do parque na expectativa de descontigenciamento da verba até o fim do ano. O Comtur ainda estuda o impacto ambiental de liberar a área de preservação aos visitantes. Além de trilhas, o parque teria áreas de descanso, travessias elevadas entre árvores, contenção de encosta, sanitários, portal de entrada e área de estacionamento, entre outros atrativos. 



Ginástica ao ar livre

O vereador Renato Giachetto quer que estagiários de educação física orientem as pessoas a usar os aparelhos da academia ao ar livre colocados nas praças da cidade. Para tanto enviou ofício ao prefeito. O mesmo vereador pediu à prefeitura para que instale placas de identificação em todas as vias públicas de Serra Negra, "principalmente nos bairros e loteamento mais distantes da região central" 


Ninfa seca

Renato Giachetto também enviou ofício ao prefeito para que ele ative a Ninfa D'Água do portal de entrada na cidade, na rodovia para Amparo, ou seja, para que dela saia água - mesmo neste tempo seco de estiagem.


Palmas para eles!

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na última sessão da Câmara Municipal, voto de congratulação e aplauso ao casal Maria Rosa Silva Braz e Virgílio Cesar Braz. Segundo o autor do requerimento, vereador Edson Marquezini, a homenagem é merecida "por terem desde o ano de 1990 realizado primorosos e excelentes serviços na administração do Grande Hotel Serra Negra e Rovi Hotel, que com toda certeza muito contribuem para o pleno desenvolvimento do Município de Serra Negra, principalmente na área do turismo". O imóvel do Grande Hotel Serra Negra foi retomado pela prefeitura no início deste ano, depois de um processo judicial que se arrastou por anos, ocasionado pelo não cumprimento de regras contratuais pelos seus arrendatários. 


Menos aulas?

O vereador Leandro Pinheiro quer saber da prefeitura se existe algum planejamento ou projeto "pretendendo o encerramento, desativação ou fechamento de alguma turma ou sala de aula de escolas municipais de Serra Negra para o próximo ano de 2021". Requerimento de sua autoria nesse sentido foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. No documento, Pinheirinho solicita ainda informações sobre se haverá ou não a unificação de turmas ou salas de aula por motivo de demanda nas escolas municipais de Serra Negra para o próximo ano letivo de 2021".


Enrosco no trânsito

A dificuldade que os caminhões encontram para entrar na Rua José Bonifácio preocupa o vereador Renato Giachetto. Por isso ele pediu informações ao Departamento Municipal de Trânsito sobre que providências serão tomadas naquela esquina. "Muitos veículos ficam enroscados por falta de espaço para transitarem ali", disse. E pediu urgência para a "solução deste grave problema que vem prejudicando a fluidez do trânsito na área central".

Comentários