//MOBILIDADE URBANA// Falta estacionamento, mas moradores rejeitam zona azul



A falta de vagas de estacionamento é a principal dificuldade apontada por moradores e turistas que utilizam veículo próprio para circular por Serra Negra.

Ainda assim, 66,5% dos serranos rejeitam a adoção de zona azul (estacionamento rotativo) nas ruas do centro da cidade, apontada como uma das soluções mais viáveis para resolver o problema de excesso de carros nas principais vias do município.

Essa é uma das conclusões do levantamento realizado pela equipe da Universidade São Francisco (USF) de Bragança Paulista, contratada pela Prefeitura de Serra Negra para elaborar um Plano de Mobilidade Urbana para a cidade.

Foram entrevistados 388 munícipes e 149 turistas. As perguntas foram realizadas por meio de questionário disponível na internet. A ideia inicial era fazer entrevistas presenciais, o que foi impossibilitado pela pandemia do covid-19.

A maioria dos serranos entrevistados trabalha no comércio, tem uma renda que varia de R$ 1.045,00 (um salário mínimo) a R$ 3.135,00 (três salários mínimos) e é morador do centro da cidade. 

Dos entrevistados, 64,18% usa carro próprio para sair. Andar a pé é a opção para 14,3%. Apenas 7,99% usam ônibus e 1,03%, bicicleta. A motocicleta é o principal veículo de transporte para 7,73% dos entrevistados.

A pesquisa apontou ainda que 69,5% dos que responderam ao questionário trabalham em Serra Negra e 41,5% chegam ao trabalho em 10 minutos. Apenas 9,5% dos entrevistados gastam mais do que 30 minutos para chegar ao trabalho.

A maior parte (70,67%) não tem bicicleta e não opta por esse meio de transporte, porque faltam segurança para ciclistas e ciclofaixas.

Mas 60,80% disseram que usariam bicicleta como transporte no dia a dia se houvesse ciclovia no município.

Entre os turistas entrevistados, a maioria é de municípios vizinhos, além de São Paulo, Campinas, Atibaia e Bragança Paulista, e 87% deles chegam na cidade de automóvel próprio.

Assim como entre os serranos, a percepção de Serra Negra em relação ao trânsito e à mobilidade pelos turistas é boa. Dos entrevistados, 74,5% consideram adequada a sinalização até os pontos turísticos.

Para os pedestres, má conservação e buracos, seguido de má sinalização e barreiras colocadas são as principais dificuldades apontadas. Encontrar uma vaga para estacionar, assim como para os serranos, é a principal dificuldade citada por 64% dos turistas entrevistados.

A criação do estacionamento rotativo (zona azul) é importantíssima para todos, na avaliação da coordenadora da equipe da USF, professora Cândida Baptista.

Apesar de 66,5% da população local não desejar o serviço, ela avalia, que há muito carro no centro da cidade e muitos estacionados o dia todo, segundo foi constatado pelos técnicos. 

“Isso é ruim para o próprio comerciante, porque o cliente acaba desistindo de comprar, por não encontrar a vaga. E o cliente pode ser da cidade ou turista”, conclui a coordenadora.

Além de estudar outras alternativas para o problema da falta de vagas para estacionar e para o excesso de carros nas principais vias da cidade, a equipe pretende desenvolver um trabalho de conscientização e convencimento da população, realizado em especial nas escolas.

As conclusões do estudo foram apresentadas na terça-feira, 22 de setembro, em audiência pública realizada com autoridades serranas. O projeto terá metas de curto, médio e longo prazo para o município.

Serra Negra precisa de um projeto de mobilidade urbana para obter acesso a verbas federais. A equipe da USF deve entregar à prefeitura um plano final entre novembro e dezembro, que deverá passar pela Câmara Municipal. 

Comentários

  1. Começam primeiro levantando um problema, até chegarem ao real objetivo que é colocar zona azul para arrecadar dinheiro. Mais uma cidade que logo estará sendo saqueada em arrecadação que não trás benefício nenhum ais moradores só aos cofres públicos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.