//MEIO AMBIENTE// O morro do Cristo Redentor arde



Mais uma queimada de grandes proporções foi registrada em Serra Negra, desta vez no morro do Fonseca, onde fica a estátua do Cristo Redentor. O incêndio começou por volta das 13h30 desta quarta-feira, 2 de setembro. Do início perto do topo do morro, o fogo foi se expandindo, para baixo e para os lados, chegando às cadeirinhas do miniférico.

O cheiro de fumaça se espalhou e pôde ser sentido a quilômetros de distância do morro. Até as 14h50 o incêndio ainda continuava.

Outra queimada que causou prejuízo à flora e fauna da cidade foi registrada no dia 8 de agosto. O fogo consumiu cerca de 40 mil metros quadrados de mato nas proximidades do Centro de Convenções, no Bairro dos Cunhas.

A prefeitura, com base na lei nº 3.944/2016, efetuou sete autos de infração. Os proprietários do maior trecho atingido (32 mil m²) receberam multa de 50 Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), que corresponde a R$ 1.380,50. De acordo com a lei, nas áreas acima de 2 mil m² o responsável é obrigado a plantar ou reflorestar a área danificada - uma árvore a cada 200 metros quadrados de queimada, até o limite de 50 árvores. Para os demais responsáveis por terrenos de cerca de 1 mil m² num loteamento, a multa será de 40 Ufesps, equivalente a R$ 1.104,40. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi criminoso e os fatos estão sendo apurados para as devidas punições ao autor. A lei estabelece em seu art. 4º, parágrafo 2º que “nos casos de incêndios decorrentes do uso de fogo ou fogueira, mesmo que culposamente, o proprietário do imóvel será responsabilizado, sofrendo as penalidades dispostas nesta Lei”. A Secretaria de Meio Ambiente orienta que os responsáveis por terrenos mantenham a limpeza em dia, o que evita o crescimento de vegetação de forma inadequada e consequentemente a propagação do fogo. Os recursos provenientes de aplicação de multas serão recolhidos ao cofres do município e utilizados em programas ou ações voltadas ao meio ambiente, como também em campanhas educativas e na atuação e fiscalização da lei. Denúncias de queimadas podem ser feitas para a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (19) 3892-9613.

O vídeo abaixo mostra cenas da queimada:



Comentários