//CIDADE// Faltam escolas técnicas em Serra Negra, mostra estudo



Serra Negra não possui matrículas no ensino médio técnico. A cidade não oferece curso técnicos à população, ao contrário do que ocorre na região de Campinas e no Estado de São Paulo.

Cerca de um quinto das matrículas no ensino médio na região de Campinas são de ensino técnico. No Estado, 27,5% das matrículas do ensino médio são nos cursos técnicos.

A maior oferta de vagas está na área de ambiente e saúde (25,2%), seguida de Controle e processos industriais (22,6%).



O curso com mais matrículas em 2019 foi o de enfermagem. Foram registradas nessa área 2.791 matrículas, correspondente a 13,7% do total nos cursos técnicos. Administração foi o segundo curso mais procurado, com 2.195 matrículas, equivalentes a 10,7% do total.

Os dados foram levantados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da USP, contratada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para realizar um estudo socioeconômico do município.



Além da ausência de ensino técnico, a pesquisa constatou também que parcela significativa dos estudantes não conclui o Ensino Médio. Serra Negra tem o maior porcentual de trabalhadores no mercado de trabalho sem o Ensino Médio completo.

A comparação foi feita com a região de Campinas, o Estado de São Paulo e os municípios de Socorro, Campos do Jordão e Brotas. Em Serra Negra, 39% das pessoas que ocupam postos de trabalho não concluíram o Ensino Médio.

Os empregados formais com maior nível de instrução estão empregados na administração pública da cidade. Do total dos servidores públicos, 25% têm pelo menos o nível superior completo. No comércio, 64,4% têm o Ensino Médio completo.

As informações coletadas pela Fipe vão servir de base para a elaboração pelo Sebrae de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDL) para Serra Negra. O Viva! Serra Negra está divulgando em etapas os dados socioeconômicos levantados.

Comentários