Campanha de marketing no Centro ignora uso de máscaras


 

A redação do Viva! Serra Negra recebeu e publica a seguir artigo de Barbara Souza, pós-graduanda em marketing digital, no qual ela aborda a visita à cidade, na semana passada, do humorista Evandro Santo, que causou aglomeração no Centro sem que ele e o público estivessem respeitando as normas de segurança sanitária decretadas para a pandemia do covid-19.

Evandro veio à cidade para uma ação de marketing. Nem a assessoria de imprensa da prefeitura ou a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Social atenderam, até o fechamento desta matéria, o pedido para informar quem patrocinou a iniciativa.

A íntegra do artigo é a seguinte:

A pandemia do coronavírus trouxe inúmeras mudanças na sociedade, que interferem diretamente no marketing e na divulgação de produtos. Estratégias de comunicação e campanhas devem ser pensadas se são ou não condizentes com o momento atual. É preciso mais que criatividade, é necessário bom senso para respeitar o momento atual.

Serra Negra, como todo o Circuito das Águas Paulista, depende economicamente  do turismo, foi diretamente afetada com as medidas restritivas de isolamento social e o funcionamento do comércio teve um grande impacto na cidade.

Hoje na fase laranja, já com menos medidas de funcionamento, é natural que comerciantes e lojistas queiram correr atrás do prejuízo, atraindo clientes e turistas para a cidade

Mas como fazer essa divulgação sem desrespeitar o momento atual? Aí é que o bom senso e a estratégia  adequada devem entrar em ação.

Na última quinta-feira, no Instagram, se viu o crescimento de uma hashtag que tem um ótimo objetivo, que é mostrar e divulgar de forma orgânica as belezas do interior de São Paulo. A #devaloraointerior surgiu no começo de maio pela Secretaria de Turismo, numa campanha para mostrar que quando tudo passar Serra Negra estará preparada para receber turista de braços abertos.

Mas não foi isso que observamos nessa quinta-feira, quando o então influenciador digital, humorista e ex-Pânico na TV, Evandro Santo, esteve na cidade, mostrando nossa variedade turística, belas paisagem e variedade de lojas. O único problema talvez foi a falta de percepção do mesmo e dos lojistas e comerciantes em não se atentaram num detalhe importantíssimo: o uso de máscaras.

O uso de máscaras é obrigatório no Estado de São Paulo desde o dia 1º de Julho. O Decreto 64.959 estabelece o uso geral e obrigatório de máscaras. Com direito a multa em estabelecimentos que não estiverem seguindo as normas estaduais.

Mas parece que em Serra Negra esse decreto não tem validade, basta olhar nos "stories" do humorista que tem 619 mil seguidores: a sua preocupação nas fotos é estar sorridente ao receber os mimos das lojas, e os comerciante, não preocupados em mostrar segurança, se aglomeram em fotos felizes e sem máscaras para receber o ilustre convidado.

Os "stories" provocaram logo na sexta-feira um burburinho entre os próprios cidadãos serra-negrenses, que se atentaram ao detalhe óbvio de que todos estavam aglomerados e sem máscaras.

É por isso que o bom senso em divulgação é essencial nesse momento. Muito mais que mostrar nossas paisagens e variedade de lojas é preciso mostrar que a cidade está bem preparada para garantir a saúde e a segurança dos clientes e turistas.

Qual a imagem que ficará na cabeça de quem assistiu a esses "stories"? Que a vacina chegou em Serra Negra? Ou que a cidade, antes conhecida como "Cidade da Saúde", não esta preocupada em garantir as medidas de segurança legais para proteger seus clientes e seus funcionários?

Por isso, é preciso lembrar a máxima que de boas intenções o inferno está cheio. Cautela, planejamento e cuidado são a nova forma de se comunicar no novo mundo.

Comentários