//SOLIDARIEDADE// Quadradinhos de Amor atinge a marca de 1 mil mantas de lã


O Quadradinhos de Amor de Serra Negra alcançou este mês 1 mil mantas confeccionadas e doadas desde sua inauguração, em março de 2019.

A maioria das integrantes se mantém em isolamento social devido ao alto risco ainda de infecção pelo coronavírus, mas o trabalho artesanal não para.

Em casa, cada uma trabalha com as lãs que tem, que vai comprando pouco a pouco e com o que recebem de doação. Para incentivar as artesãs, o grupo promove iniciativas e desafios.

Neste mês em que é comemorado o Dia do Voluntário (28 de agosto), as artesãs realizaram um varal de quadradinhos onde foi pendurada uma peça produzida por cada uma delas.

Além da peça, cada uma pendurou também um cartaz com uma palavra que expressa seu sentimento de pertencimento ao grupo. Os trabalhos foram fotografados e divulgados nas redes sociais.

Saúde, amor, alegria e gratidão são algumas das palavras que traduziram o sentimento dessas mulheres em fazer parte de um grupo que aquece o dia a dia de crianças, idosos e pessoas muitas das quais em situação de vulnerabilidade social.

Durante a pandemia, o grupo também tem oferecido apoio e aconchego às artesãs. “As voluntárias se apoiam no grupo para uma conversa, uma troca de ideias, um bom dia, uma mensagem de otimismo, troca de informações sobre o momento em que vivemos e isso, sem dúvida, é muito importante para a saúde de modo geral”, diz Mônica Conti Lopes, uma das idealizadoras do Quadradinhos de Amor de Serra Negra.

No grupo do WhatsApp a troca de mensagens é imensa. “É um neto que nasce, alguém que faz aniversário, uma notícia nova nos jornais, a foto de um trabalho que ficou pronto, troca de receitas de tricô e crochê”, relata Mônica.

A pandemia, observa Mônica, estimulou o espírito de solidariedade e a mobilização das pessoas para ajudar ao próximo e isso também se refletiu no trabalho do Quadradinhos de Amor de Serra Negra.

 “Sentimos um esforço em produzir mais, em querer que aquela peça em tricô e crochê chegue para quem está precisando, mais rápido”, observa.

Mônica lembra, no entanto, que para ajudar o outro não é necessário arrecadar dinheiro, alimentos e outros produtos. Pequenas ações podem ajudar.

“Fazer uma limpeza no quarto do filho e doar os brinquedos, roupas e livros que não usa mais, fazer um bolo e entregar em uma casa onde só está entrando o básico da alimentação, levar uma palavra de esperança para um idoso. Como diz Santo Agostinho, não basta fazer coisas boas, é preciso fazê-las bem”, conclui.

O grupo aceita doações de novelos de lã. Não é preciso sair de casa, é só ligar no Depósito de lãs e linhas Serra Negra (19 99760-3204). A loja separa os novelos que são retirados e distribuídos pelo grupo.

Comentários