//PANDEMIA// Serra Negra amarelou: está tudo liberado

Na décima atualização do Plano São Paulo de reabertura da economia, o governo do Estado  informou que nove áreas de DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) progrediram de fase e estão agora na etapa amarela, menos restritiva em relação às atividades econômicas e à mobilidade social. São elas: Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Sorocaba e Taubaté. A medida passa a valer a partir deste sábado, 8 de agosto. 

Seguindo essa determinação do governo do Estado, a Prefeitura de Serra Negra editou nesta sexta-feira, 7 de agosto, o Decreto nº 5080. Segundo ele, o comércio poderá estender o horário de atendimento para seis horas, e outras atividades, como bares e restaurantes, salões de cabeleireiro e barbearias, poderão realizar atendimento ao público, bem como igrejas,  templos religiosos e academias (individualmente).

Entre as regras estipuladas pela prefeitura, o comércio varejista, atividades imobiliárias e escritórios poderão funcionar seis horas diariamente, das 11 às 17 horas (segunda a sábado), e das 10 às 16 horas (domingos). Bares e restaurantes poderão receber público durante o período de seis horas diárias, até no máximo às 17 horas todos os dias. Todos os estabelecimentos terão limitação da capacidade de atendimento, além de serem obrigados a seguir todos os protocolos sanitários.

Na quinta-feira, 6 de agosto, a juíza Juliana Maria Finati concedeu liminar a uma ação civil pública movida pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Serra Negra e Associação Comércio Forte, e liberou o funcionamento do comércio varejista da cidade nos parâmetros da Fase Amarela do Plano SP, decisão superada pela edição do Decreto 5.080.

Segundo a nova atualização, 86% da população do Estado está em regiões localizadas na fase amarela. A capital, as sub-regiões Sudoeste, Sudeste e Leste da Grande São Paulo, a Baixada Santista e Araraquara permanecem na etapa amarela, fase que permite reabrir bares, restaurantes e salões de beleza com 40% da capacidade, além de academias com 30% de vagas e expediente limitado a seis horas por dia. A permanência por 28 dias seguidos na Fase Amarela também permite a reabertura, com limitações, de espaços culturais como museus, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos.

Das 17 áreas de DRSs estabelecidas no Plano São Paulo, apenas Franca e Registro permanecem na etapa vermelha, com restrição total ao atendimento presencial de comércios e serviços não essenciais.

A sub-região Oeste da Grande São Paulo regrediu para a Fase Laranja, onde permanecem as regiões de Barretos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e sub-região Norte da Grande São Paulo. Essa etapa permite funcionamento com 20% da capacidade de público em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por três.

Comentários