//OPINIÃO// A pandemia acabou em Serra Negra

Represa Santa Lídia: dia de festa com sol, som e cerveja


Carlos Motta


Os relatos nas redes sociais são incontestáveis: a pandemia acabou em Serra Negra.

O último fim de semana demonstrou esse fato inequivocamente: bares e restaurantes cheios, com as mesas coladas, turistas e mais turistas andando e comprando no Centro, cervejadas e churrascos à base de som altíssimo nos parques, jet skis dando voltas na represa Santa Lídia, gente nadando, pescando, intenso movimento de veículos na cidade e estradas, enxames de motoqueiros...

E uma ou outra pessoa usando máscaras de proteção.

Ou seja, nem a medida mais simples para evitar a disseminação da pandemia do covid-19 e o contágio pelo coronavírus está sendo observada por serranos e visitantes.

Não há mais nenhum sinal de que agentes da vigilância epidemiológica estejam fiscalizando o cumprimento das regras estabelecidas pelos decretos municipais editados pela prefeitura para combater a pandemia.

É obrigatório o uso de máscaras no município?

Sim, e daí?

É obrigatório o distanciamento de mesas e a redução da capacidade de atendimento nos bares e restaurantes?

Sim, e daí?

É obrigatória a redução da capacidade de atendimento nas lojas?

Sim, e daí?

É obrigatória oferta de álcool gel nos estabelecimentos comerciais?

Sim, e daí?

É proibida a aglomeração?

Sim, e daí?

A lista de irregularidades que se observa na cidade poderia ser aumentada em muitos outros itens.

Mas serviria apenas para reforçar o que qualquer um já constatou: a prefeitura abandonou o combate à pandemia por aqui. O lobby econômico venceu a lógica da preservação da saúde - e da vida.

O prefeito, depois do recente tour pela cidade para divulgar obras e as toneladas de asfalto que contratou para despejar nas ruas, sumiu.

O vice-prefeito, que pouco tempo atrás bateu boca com motoqueiros que se juntavam na Praça João Zelante e gravava vídeos para dizer que os turistas eram bem-vindos na cidade, "mas não neste momento", está calado. 

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Social festeja, em grupo do WhatsApp, o feriadão que se aproxima: "Acredito que nossa cidade vai parecer um pouco mais normal e cheia de gente."

O Ministério Público, meses atrás tão diligente em prol da saúde da população, nada mais fala.

As eleições estão chegando...

Vereadores que pretendem se reeleger ou sonham com voos mais altos se calam diante deste "novo normal".

Serra Negra hoje é terra sem lei.

A Cidade da Saúde foi tomada por dois tipos de vírus - o que causa dor, sofrimento e morte, e o que dissemina a ignorância, hipocrisia, indiferença e ganância.

Os dois se sentem à vontade nesta terra. 

Os dois, parece, vão ficar aqui por bastante tempo.

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.