//EDUCAÇÃO// Prefeitura pergunta para pais e funcionários sobre volta às aulas



A Prefeitura de Serra Negra quer saber se para os pais e funcionários públicos da rede de ensino municipal é melhor ou não voltar às aulas presenciais ainda em 2020. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação encaminhou um questionário aos pais e responsáveis.

Além de perguntar se são favoráveis à retomada das aulas presenciais ainda este ano, a pesquisa questiona os pais e responsáveis sobre se pretendem enviar seus filhos à escola, caso a prefeitura decida pelo retorno das aulas presenciais.

A pesquisa inclui ainda uma pergunta sobre se a criança faz parte do grupo de risco do covid-19 e questiona sobre doenças preexistentes como asma, hipertensão, diabetes, além de perguntar sobre a existência de pessoas na família com problemas cardiovasculares ou de pacientes em tratamento de câncer.

A prefeitura encaminhou também um questionário aos funcionários para saber se são ou não favoráveis à retomada das aulas presenciais e se, na possibilidade do retorno, fazem parte do grupo de risco.

As informações fornecidas por pais e funcionários públicos vão servir de base para um planejamento da prefeitura sobre como serão conduzidas as aulas até o fim deste ano.

Os estudos e pesquisas realizados pela Secretaria de Educação estão sendo acompanhados e orientados pela Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária.

As decisões municipais nas áreas de saúde e educação seguem também recomendações do governo do Estado de São Paulo, que, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Serra Negra, tem notificado os municípios para que se preparem para eventual retorno às aulas.

O retorno deverá ocorrer de forma gradativa, sendo primeiro a retomada pelas instituições de ensino das atividades de reforço escolar. As aulas presenciais ocorrerão em uma segunda etapa, seguindo medidas de segurança.

O retorno das aulas no município, no entanto, não tem dada definida. “A pesquisa se trata apenas de uma consulta para saber a opinião da comunidade escolar, visando o melhor planejamento para o restante do ano, seja apenas com aulas online ou também presenciais”, enfatiza a nota da assessoria de imprensa encaminhada ao Viva! Serra Negra.

A última pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada em 17 de agosto, para saber qual é a opinião dos pais a respeito do retorno às aulas revela que 79% dos entrevistados disseram que querem as escolas fechadas nos próximos dois meses. 

A pesquisa Datafolha foi realizada em 11 e 12 de agosto, com 2.065 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e Estados do país. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Também para 79% a pandemia pode se agravar com o retorno das aulas presenciais.

Comentários