//CULTURA// Revista digital traz histórias de vida de serranos

Carlinhos Gilli no Japão: textos contam a experiência de viver num país com cultura muito diferente da brasileira

A revista digital de cultura Meridiano de Sentidos iniciou a publicação de uma série de histórias de serranos que, segundo a sua editora, Mara Roselaine Pinto da Fonseca, "viveram algumas situações diferenciadas e se destacaram pelo mundo". Uma das intenções da revista, explica Mara, "é trazer algumas experiências de diferentes pessoas e Serra Negra é rica nesse cenário".

O primeiro personagem dessa série é o esportista Carlinhos Gilli. Nascido em Serra Negra, em 9 de março de 1957, ele é formado em educação física pela Escola de Educação Física de São Carlos. Sua carreira como futebolista teve início no infantil do Serra Negra Esporte Clube. Em seguida ele atuou no São Paulo Futebol Clube, de onde saiu como profissional em 1976, no São Carlense, Primavera, Amparo Atlético Clube, SNEC e Cruzeiro, de Jacutinga-MG. 

Nesse último clube, além de jogador, também foi preparador físico. Em 1987 voltou ao Serra Negra Esporte Clube como atleta e preparador físico. Em seguida foi membro de equipe técnica no Mogi-Mirim, SNEC e Bragantino, indo depois trabalhar no Japão. De volta ao Brasil, passou pelo Canto do Rio e Itapirense.

Na revista, Carlinhos conta, em seis textos, a sua experiência como profissional, destacando a sua estada no Japão: 

"Na década de 90 estava eu em um mundo novo. Em 1994 na cidade de Saiki/estado de Oita. Na Ilha de Kyusho foram 6 anos, Miyazaki cidade e capital 3 anos, Oita capital 1 ano. O tempo voou e minha vida foi se adaptando a coisas novas. Muitas experiências, cultura diferente de tudo que eu conhecia... A saudade chegava a doer muitas vezes, da minha casa, da comida, do meu país..."

Mara diz que sua intenção em publicar essas histórias é fazer o leitor ficar mais próximo dos protagonistas das histórias e aprender com as informações que eles passam em seus textos. "A comunicação nesse aspecto passará entre nós como um bálsamo de alegria, curiosidade e leveza", afirma.

A revista Meridiano de Sentidos pode ser acessada clicando aqui.

Comentários