//ANÁLISE// Criticado pelo presidente, Guedes diz que fica no cargo

              


Fernando Pesciotta


O programa Renda Brasil está suspenso. Jair Bolsonaro alega que precisam ser feitos ajustes na proposta do ministro Paulo Guedes, mais uma vez repreendido publicamente.

Bolsonaro reproduziu o que vinha sendo dito em perfis de esquerda nas redes sociais ao afirmar que o modelo retira recursos de "pobres" e dá a "paupérrimos".

Numa entrevista concedida em 2015, o então deputado Jair Bolsonaro fez duras críticas ao Bolsa Família. “O cara tem três, quatro, seis, dez filhos e é problema do Estado. Vai viver de Bolsa Família, não faz nada, não colabora com nada. Seus filhos vão precisar de creche, de escola, cota lá na frente e não será nada na sociedade”, disse. Veja aqui a entrevista: www.encurtador.com.br/tzBH5.

A decisão de Bolsonaro está sendo entendida como mais uma derrota de Guedes, anula todo o trabalho feito até agora e foi mal recebida pelo mercado financeiro, onde paira o receio de que a agenda liberal dê lugar a um governo populista. Os agentes do mercado ainda têm alguma dúvida?

Logo após as declarações de Bolsonaro, a Bolsa caiu 2,7% e fechou com queda de 1,46%. O dólar chegou a R$ 5,61, o maior valor desde maio. Guedes negou que vá deixar o cargo.

Mudança

Após as críticas públicas de Bolsonaro, Paulo Guedes admitiu mudar o Renda Brasil. A ideia agora é adotar um benefício que comece a ser pago em 2021 partindo de R$ 220 ou 230, revela a Folha.

Não há consenso no governo, porém, sobre quais programas seriam extintos para colocar o Renda Brasil no lugar.

Queiroz

Bolsonaro voltou a ser perguntado sobre os depósitos de Fabrício Queiroz na conta de Michelle. “Com todo respeito, não tem uma pergunta decente pra fazer?”, reagiu.

Violência e racismo

Em meio à campanha eleitoral que até agora indica grande chance de derrota de Donald Trump, os EUA vivem uma nova onda de violência após um jovem negro ser baleado nas costas por policiais brancos.

Três jogos da NBA foram cancelados em protesto dos jogadores, que entraram em quadra com camisas simulando sete tiros nas costas e se recusaram a jogar.

Há ameaça de encerrarem a temporada sem nem jogar os playoffs. Numa reunião realizada à noite para discutir os próximos passos, atletas do Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers votaram pelo boicote definitivo e fim da temporada. Uma reunião emergencial está marcada para o meio-dia desta quinta-feira, 27 de agosto.

Dois policiais da cidade de Kenosha, em Wisconsin, atiraram contra um homem negro enquanto ele tentava entrar no próprio carro. Segundo a CNN, os policiais foram chamados para intervir numa briga doméstica e o homem, identificado como Jacob Blake, apartou a briga. Ben Crump, o mesmo advogado de defesa de George Floyd, disse que a ação aconteceu na frente dos três filhos de Blake, que estavam no carro. Depois dos tiros, o homem foi levado ao hospital e está em estado grave.

-------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com

Comentários