//CIDADE// Pesquisa para plano de mobilidade tem baixa adesão


O número de respostas do questionário para a realização do Plano de Mobilidade Urbana do município está abaixo das expectativas dos profissionais envolvidos na sua elaboração.

O questionário está disponível para moradores e turistas desde meados de julho e a adesão dos cidadãos serranos tem sido baixa, segundo os pesquisadores da Universidade São Francisco, de Bragança Paulista.

A ideia inicial era realizar a pesquisa de forma presencial, com visitas a todos os bairros do município, e remota, mas a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social impediram a realização das abordagens físicas. Até agora, a equipe conta com pouco mais de 150 respostas ao questionário.

Uma equipe integrada por estudantes de diversos cursos, como engenharia e arquitetura da USF Bragança, liderada pela professora Cândida Baptista, foi contratada pela prefeitura para preparar o plano por meio de um termo de cooperação técnico-científico com o Consórcio do Circuito das Águas Paulista.

As informações dos serranos serão fundamentais não só para definir o perfil do cidadão como para elaborar propostas mais adequadas às necessidades da população de Serra Negra.

O questionário pode ser acessado aqui. O prazo para participar é até 10 de agosto.

O questionário é composto por 41 perguntas relacionadas à mobilidade urbana de Serra Negra, para saber como a pessoa se desloca para o trabalho e para o estudo e qual veículo usa.

Foram questionadas também as necessidades de cada um e como as pessoas avaliam a acessibilidade nas ruas. Para os turistas, são 30 perguntas que apontam também a infraestrutura da cidade.

Duas audiências públicas sobre o Plano de Mobilidade Urbana já foram realizadas na cidade. A primeira delas detalhou como seria o desenvolvimento do trabalho. Em seguida, a equipe da USF realizou pesquisas técnicas para estudar o município e apresentou esses resultados na segunda audiência.

A partir dessas pesquisas, foram elaboradas as perguntas dos questionários, com a participação de todos os presentes na audiência.

Comentários